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Avança projeto do túnel subaquático Itajaí-Navegantes

Além do túnel, o financiamento público de US$ 120 milhões também prevê a construção de um novo sistema de transporte coletivo e parte da reurbanização da orla de Balneário Camboriú

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Projeto de túnel entre Santos e Guarujá serve de modelo para SC
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O Banco Mundial aprovou recentemente os estudos técnicos para o projeto de mobilidade dos municípios da Foz do Itajaí-Açu, que inclui a construção de um túnel submerso conectando as cidades de Itajaí e Navegantes, uma alternativa à atual travessia de ferry boat, conforme a colunista Dagmara Spautz.

O projeto bilionário prevê a construção de um túnel pré-moldado com três pistas em cada sentido, além de espaço para pedestres e ciclistas. A construção será custeada por meio de um investimento conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, com a operação do pedágio ficando a cargo da iniciativa privada após a construção ser concluída. Hoje, as tarifas são estimadas entre R$ 4,50 e R$ 10.

O projeto foi inspirado na proposta do túnel Santos-Guarujá, que deve entrar na previsão de investimentos para a desestatização do Porto de Santos, conforme imagem da publicação, e utiliza tecnologia inédita no país.

Além do túnel, o financiamento público de US$ 120 milhões também prevê a construção de um novo sistema de transporte coletivo, com a interligação das 11 cidades da região através de ônibus elétricos, e parte da reurbanização da orla de Balneário Camboriú.

Do total, US$ 90 milhões serão fornecidos pelo Banco Mundial, e os outros US$ 30 milhões serão pagos pelos municípios que compõem o consórcio. O prazo para quitar o empréstimo é de 25 anos, com uma carência de cinco anos. Além disso, outros US$ 240 milhões serão investidos por empresas privadas.

Com os estudos técnicos aprovados, uma equipe do Banco Mundial deve visitar a região para revisar a proposta em março deste ano. Entretanto, antes da visita, as Câmaras de Vereadores das cidades que fazem parte do consórcio precisam aprovar os projetos de lei que autorizam o endividamento. O Tesouro Nacional também está acompanhando o processo, avaliando a capacidade dos municípios para arcar com os débitos. Por fim, o empréstimo deve passar pelo crivo do Senado.

Vale destacar que este é o primeiro financiamento do Banco Mundial para um consórcio de municípios, um modelo inédito que pode ser utilizado em outras cidades do país.

Os custos

  • Túnel: US$ 160 milhões do setor privado e US$ 20 milhões do setor público = US$ 180 milhões.
  • STCR: US$ 80 milhões do setor privado e US$ 42 milhões do setor público = US$ 122 milhões.
  • Orla: US$ 58 milhões do setor público.
  • Total estimado: US$ 360 milhões (US$ 240 milhões privado e US$ 120 milhões do público).

Com informações da coluna de Dagmara Spautz para a NSCTotal

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
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