keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Com diferença de 16 votos e auditoria internacional, Petrolândia elege novo prefeito

A cidade possui pouco mais de 5 mil eleitores. Junto com o vice é Egon Weber (PSD), Duarte vai comandar o município até 2024.

X
Foto: Radio Sintonia

A cidade de Petrolândia teve um fim de semana atípico. Irone Duarte, do PP, foi eleito, neste domingo (13), prefeito de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, por meio de eleição suplementar que foi acompanhada por auditoria internacional. Ao fim da apuração, ele teve 2.195 dos votos. A cidade possui pouco mais de 5 mil eleitores. Junto com o vice é Egon Weber (PSD), Duarte vai comandar o município até 2024.

Ao fim da apuração, Duarte teve 47,98% dos votos. O candidato derrotou Angela Adriana Krindges da Mota – Hiti (MDB), que ficou em segundo lugar com 47,63% (2.179 votos). O terceiro colocado, Edson Padilha (Podemos), recebeu 201 votos, o que representou 4,39% dos votos válidos.

O pleito fora de época ocorreu porque os eleitos em novembro do ano passado tiveram a candidatura indeferida. A eleição ficou sub judice e o novo pleito foi decidido em abril. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), os candidatos teriam concorrido sem apresentar documento comprovando a inexistência de processos contra eles no Tribunal de Justiça.

Duarte tem 61 anos, é casado, tem ensino fundamental completo e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de comerciante. Ele atuou como vice-prefeito da cidade nos últimos dois mandatos.

Observadores internacionais

Pela primeira vez um pleito suplementar em Santa Catarina foi acompanhado por observadores internacionais integrantes de organizações não-governamentais de transparência eleitoral.

Os quatro observadores acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Eles vão preparar um relatório com percepções e eventuais sugestões. O TRE receberá o documento e poderá, se quiser, seguir as recomendações.

Fonte: Rádio Sintonia FM

Política

O PSD vai ter candidato a governador em Santa Catarina, afirma Gilberto Kassab

Presidente nacional do partido esteve em Florianópolis nesta sexta

Política

Presidente do IMP e Delegado da Marinha se reúnem para firmar parceria

Objetivo da parceria é desenvolver ações de proteção ao meio ambiente

Política

Bolsonaro recria Ministério do Trabalho e nomeia Onyx Lorenzoni, que ocupa o quarto ministério em menos de três anos

A recriação da pasta foi publicada em Diário Oficial e foi feita por meio de Medida Provisória (MP)

Política

Vereadores de Itapema conseguem mais de R$15 mi em emendas para obras do novo hospital e construção de escola técnica

O documento foi enviado por Rafael Pezenti, chefe de gabinete do Deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB)

Mais notícias

Cidades

Itajaí terá sistema de tratamento de lodo que contribuirá para preservação do Rio Itajaí-Mirim

Semasa autorizou nesta semana o início da obra com investimento de R$ 8 milhões

economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022