keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Deputado que presta depoimento na CPI da Covid sobre compras suspeitas de vacina deve ser expulso do partido

Leia na Coluna Esplanada desta sexta-feira (25) direto de Brasília

X
MARYANNA OLIVEIRA/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Siga-nos no google-news

Sem costas-quentes

A direção do DEM não suporta mais o deputado Luís Miranda (DF). Aguarda os próximos capítulos em Brasília para expulsá-lo do partido. Quem o segurou na legenda quando denunciado por série de estelionatos foi o deputado Rodrigo Maia, então presidente da Câmara – que já foi expulso da sigla. Duas perguntas de senadores estão prontas na CPI da Pandemia pra ouvir os irmãos Miranda ( o deputado e o servidor do Ministério da Saúde ) sobre o caso Covaxin: Por que, só depois de três meses do episódio, decidiram revelar o caso? E o que o presidente fez para investigar o que os irmãos relataram de suposto esquema na pasta?

Sem recuo

Continua a luta do presidente do TSE, ministro Luís Barroso, para provar o que já fato há 25 anos: a segurança da urna eletrônica nos pleitos. “Voto impresso é menos seguro que o eletrônico e significará ‘usina de problemas’”, disse a presidentes dos TREs.

Guerra das vacinas

Tem lobista de laboratórios saindo do Ministério da Saúde com algumas dezenas de milhões de reais só de comissões da venda das vacinas contra o Covid-19.

Agulhada$

Para não ter ciumeira e evitar processos que travem as compras, o Governo está agradando a todos os laboratórios. Comprando muito de cada uma das vacinas.

Lotos municipais

A decisão do Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado de dar aval para que municípios tenham suas loterias próprias ainda é encarada com timidez pelos prefeitos, embora haja sinais de avanços. O município de Guarulhos, na grande São Paulo, aprovou lei e será o primeiro a ter sua loteria. A modalidade ainda não definida.

Reforço no caixa

Em Porto Alegre, a Câmara de Vereadores já analisa um projeto de lei similar. Se, por um lado, as loterias – ainda precisam de regulamentação – podem ser um reforço de caixa imediato para o caixa das prefeituras, o cenário gerou preocupação nas casas lotéricas. O assunto vai render, garante o especialista em jogos Magnho José, presidente do Instituto Jogo Legal.

Direito de protesto

Mais uma derrota do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Justiça André Mendonça – o potencial novo ministro do STF. A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça trancou inquérito da Polícia Federal contra um cidadão de Palmas (TO) que pagou a publicidade de outdoors com as frases “Vaza Bolsonaro” e “Impeachment Já”.

País dos protestos

O Brasil virou o País da polarização política. Toda semana tem uma grande manifestação a favor de Bolsonaro ou Lula da Silva. A próxima é domingo, em Copacabana, no Rio. O Grupo Conservador do Brasil faz protesto pela “contagem dos votos sem fraude” na eleição do ano que vem.

MERCADO

Covid no Compliance

A pandemia trouxe efeitos negativos na implementação e sustentação dos programas de compliance das empresas, aponta o novo estudo da ICTS Protiviti com avaliação de mais de 3 mil empresas brasileiras nos últimos 5 anos. Houve redução de 56% no interesse delas sobre o tema em 2020.

Covid na Lei

Outro dado alarmante é que 58% delas sequer mapearam seus riscos frente à Lei Anticorrupção e outras regulações às que estão sujeitas.  E 66% das organizações não têm plano de ação e prazos para tratamento dos pontos de melhoria identificados.

Fiat lux!

De um empresário leitor da Coluna: A COELBA, de energia da Bahia, demorou três meses para ligar a energia provisória para obras de um supermercado. A CEMIG, de Minas, atrasa há seis meses a energia definitiva para um hospital em Betim, na Grande BH. Tivemos acesso aos dois casos.

Fraudes bloqueadas

Pesquisa da Konduto revela que, em maio, foram evitados R$ 74 milhões em compras fraudulentas no e-commerce, quantia 12% maior do que a registrada em abril. A empresa analisou mais de 26,9 milhões de pedidos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008