Garopaba é repleta de uma natureza generosa com 10 praias e um contexto natural e histórico surpreendente.
As praias da região contam com dunas, belíssimos costões rochosos, lagoas, e restingas que enchem os olhos de quem visita o local, mas a história da cidade é um dos pontos altos da visita do Destino SC ao município.
Rodrigo Knob há cinco anos é guia turístico na região. Ele é quem nos acompanha nessa jornada para conhecermos os encantos de Garopaba além das belezas naturais.
A região ficou conhecida e foi fundada pela exploração da pesca da baleia, atividade que ficou ativa do fim do século XVIII até a metade do século XX. “Eles tiravam a gordura da baleia na beira da praia e traziam para dentro de galpões para transformarem esse material em óleo”, explica Rodrigo. Sem a extração de petróleo, na época o óleo das baleias era utilizado para abastecer a iluminação pública e usado na construção de casas que até hoje estão espalhadas pela cidade.
Garopaba preserva a única edificação que pertenceu a uma armação baleeira que ainda está em pé no Brasil. Transformada em uma loja de artesanato local, o turista que busca uma lembrancinha leva também uma aula de história do proprietário, Geber Sanchini. Ele conta que em meados dos anos 50, o avô comprou o prédio para ser uma casa de veraneio da família.
“Antes do meu avô, o antigo dono tinha 73 escravos. As paredes aqui tem 85 centímetros de espessura. Uma muralha feita de óleo de baleia, pedra, barro e concha triturada”, conta o comerciante que compartilha as histórias que ouviu desde pequenininho com quem visita o local.
Rodrigo explica que a parte mais valorizada nas baleias capturadas eram as “barbas”, cerdas que eram uma espécie de filtro encontrado na boca dos animais. “Cada baleia possuía cerca de 500 dessas na boca. Algumas chegavam a ter cerdas com 2,5m de altura. Elas são feitas de creatina, mesmo material da nossa unha e do nosso cabelo. Esse material era mandado aos montes pra Europa. Era produto de exportação, fazia parte da economia nacional, junto com o ouro e o café.”
A cidade hoje trabalha com a conscientização das novas gerações. A última baleia foi abatida há 50 anos, uma história recente que merece ser relembrada. Pensando nessa proteção, uma Unidade de Conservação Federal foi criada por decreto em 14 de setembro de 2000, para proteger a baleia-franca austral, que vem ao Sul do Brasil para ter seus filhotes e amamentá-los nos meses de junho a novembro.
Essa Área de Proteção Ambiental se estende da ponta Sul da praia da Lagoinha do Leste, no Sul de Florianópolis, ao Sul do Cabo de Santa Marta, passando por regiões dos municípios de Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Içara.
Um capítulo doce na história da cidade
Depois de uma aula de história e belas paisagens, o passeio em Garopaba pode ter uma parada repleta de doces.
Há cerca de sete anos, Antonio Mansur Neto recebe turistas e moradores em um jardim belíssimo para um bom chocolate e um café fresquinho.
A Chocolates Garopaba tem a produção no próprio espaço de cafeteria e carrega o DNA da região. “Eles têm chocolates que levam o nome de cada uma das praias de Garopaba, como eu frequento principalmente a praia da Silveira, vim conhecer o chocolate Silveira que é de damasco, maravilhoso”, conta Nádia Pilate, servidora pública e cliente da marca.
O local oferece o doce de todos os sabores, “Hoje nós produzimos bombons com recheio de 75% cacau, mas também temos com especiarias, como com tempero indiano e marsala doce”, conta Antonio.
Aproveite a sua estadia em Garopaba para conhecer essas delícias e se aprofundar em contextos históricos de Santa Catarina.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia
Ilustrador Bernardo Bertoli Amin assina as ilustrações da história infantil; o publicitário desenvolveu cada personagem para “aproximar e encantar os leitores”; lançamento ocorreu no CIC
Atacarejo promove aulas de tênis gratuitas em parceria com a Escola Guga, além de atividades recreativas nas lojas de Kobrasol, Campeche e Canasvieiras