keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governo de SC entrega reforma da Previdência nesta segunda, mas segue negociando com servidores da segurança

O governo de Santa Catarina deve entregar à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) nesta segunda-feira (28), às 17h, os projetos que compõem a reforma da Previdência estadual. A expectativa é de que alguns secretários estejam […]

X
RCN/Arquivo
Siga-nos no google-news

O governo de Santa Catarina deve entregar à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) nesta segunda-feira (28), às 17h, os projetos que compõem a reforma da Previdência estadual. A expectativa é de que alguns secretários estejam presentes na entrega, sem confirmação ainda do governador Carlos Moisés da Silva. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), receberá a proposta. O encontro ocorrerá no plenarinho. 

A entrega estava prevista para a semana passada, mas foi adiada após discussões com servidores da segurança pública. As carreiras da Polícia Civil, principalmente, são as que mais reclamam da proposta do Executivo. O governo afirma que vai entregar a reforma original à Alesc, mas vai seguir as negociações. Segundo o secretário da Casa Civil, Eron Giordani, o Executivo seguirá discutindo alternativas “durante o curso de tramitação da reforma” e deve entregar emendas ao projeto nos próximos dias. 

Representantes de servidores da segurança pública ligados à Polícia Civil e à Polícia Penal afirmaram que o governo cedeu e admitiu a possibilidade de novas regras, que ainda vão ser oficializadas. Essa alternativa foi considerada “razoável” pelas categorias. 

Atualmente, a Secretaria de Estado da Fazenda repassa R$ 5 bilhões por ano para cobrir o rombo da Previdência. A projeção é de que o texto original da reforma, que ainda pode ser desidratado na Alesc, “solucione” 26% desse déficit. Além disso, a proposta não mexe no sistema de proteção social dos militares, que está regrado por legislação federal e corresponde a 25% do déficit anual, e nem considera uma série de reajustes que serão concedidos a partir de 2022.

Moisés tem dito que a proposta é a “cereja do bolo” entre as suas medidas de cortes de gastos, mas admite que será necessária uma nova reforma daqui a alguns anos.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo