Um grande asteroide passará raspando pela Terra no início de 2022. Batizado de 2013 YD48, ele mede entre 80 e 180 metros de diâmetro, de acordo com astrônomos. O objeto, que viaja pelo espaço a uma velocidade de 14,81 km/s, estará próximo do nosso planeta no dia 12 de janeiro.
O asteroide passará a uma distância de cerca de 5,59 milhões de quilômetros da Terra, o que é considerado próximo em termos espaciais. Apesar da proximidade, os especialistas garantem que não há risco de colisão com o nosso planeta. De acordo com estudos da NASA, que monitora constantemente objetos potencialmente perigosos, nenhum deles oferece perigo aos terráqueos pelos próximos 100 anos.
Pelos critérios da agência espacial dos Estados Unidos, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão.
Recentemente, a agência espacial dos Estados Unidos lançou uma missão que tem como objetivo se chocar contra um asteroide que está próximo da Terra. A ideia do projeto é verificar a possibilidade de alterar a órbita de uma rocha espacial em caso de ameaça ao planeta. Se tudo der certo, o alvo deve ser atingido em setembro de 2022.