Diante da pandemia mundial do coronavírus, no Brasil eventos e grandes aglomerações seguem proibidas e consequentemente festas e shows não podem ser realizadas. Por isso, alguns artistas vêm fazendo transmissões na internet para alegrar os fãs. Neste final de semana, quem revolucionou o jeito de fazer ‘live’ foi o cantor sertanejo Gusttavo Lima, como bem disse a cantora Marília Mendonça, que acompanhou a transmissão.
O show digital realizado pelo mineiro ocorreu na noite desse sábado (28). O embaixador, como é chamado, já marcou outra live para o próximo dia 11 de abril. A transmissão chamada de Buteco em Casa durou mais de 5 horas e contou com repertório de 100 músicas, entre sucessos da carreira de Gusttavo e clássicos da música sertaneja de todos os tempos. Durante a live, o artista arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos, milhares de máscaras e frascos de álcool em gel, e R$ 100 mil reais. Tudo será destinado as instituições que apoiam o combate ao coronavírus. No início da semana ele já havia doado objetos para leilão em prol da mesma causa.
O sertanejo atingiu a audiência recorde do YouTube com mais de 750 mil pessoas on-line e mais de 4 milhões de compartilhamentos. O recorde anterior foi do YouTuber Felipe Neto com 380 mil acessos simultaneamente. No mundo, Beyoncé, durante sua apresentação do Coachella, havia conquistado a marca histórica de 458 mil espectadores.
No Instagram, os números também foram superlativos. Foram 5h de live, 750 mil acessos simultâneos, 10 milhões de visualizações, 100 músicas tocadas e R$ 100 mil arrecadados. Até a cantora Marília Mendonça brincou com o colega, via Twitter: “Olá, gostaria de dizer, em nome do sindicato dos ‘fazedores de ao vivo’ que o Sr. está inviabilizando o conceito live e que não vai dar pra te copiar. Obrigada”.
‘Maior acesso simultâneo no Brasil’
Segundo o diretor artístico Anselmo Troncoso, que dirigiu a transmissão ao vivo do Gusttavo Lima, a live bateu o recorde de transmissão de maior acesso simultâneo de música no Brasil. O cantor bateu o recorde de Anitta, que era de cerca de 700 mil acessos simultâneos. Anselmo lembra que, logo no início, faltando dois minutos para começar a transmissão, já eram 113 mil acessos. O diretor lembra ainda que todos os cuidados preventivos ao Covid-19 foram tomados pela equipe. Além de trabalharem com equipe reduzida, os profissionais usaram luvas e máscaras e havia álcool gel para higienização das mãos.
“Lógico que essa live não poderia ter uma estrutura muito requintada, porque isso exige uma estrutura grande e também pessoas. Como existe essa restrição de aglomeração de pessoas e para a segurança da nossa equipe, as equipes foram muito reduzidas. Normalmente, em uma transmissão dessa, eu teria umas 20 pessoas trabalhando e, ontem, contando comigo, estávamos em cinco pessoas”, disse.