keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mais 150 quilos de tampinhas foram arrecadas em São José para a Ecopet

Parceria iniciou em novembro de 2022 e já rendeu benefícios tanto ao meio ambiente quanto aos animais

Imagem mostra coleta de tampinhas X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Administração, entregou nesta terça-feira (30), mais 150 quilos de tampinhas de plástico, que serão revertidas para a castração de cães e gatos no Município. A adesão ao projeto em parceria com a Ecopet é uma realidade nas dependências públicas de São José, pois tanto na própria Prefeitura como também nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Educação há pelo menos um recipiente à espera das tampinhas.

A parceria iniciou em novembro de 2022 e já rendeu benefícios tanto ao meio ambiente quanto aos animais. Até esse mês, mais de uma tonelada de tampinhas foi entregue pela Prefeitura ao projeto. “Agradecemos à população e aos servidores municipais. Estamos juntos nesta campanha. O prefeito Orvino Coelho de Ávila está muito feliz e é o primeiro a incentivar o projeto”, destacou a secretária de Administração, Adriana Isolete de Souza.

Além da castração de animais, a iniciativa retira tampinhas de locais públicos, como praças, praias e ruas, evitando o acúmulo de sujeira em bueiros e a poluição do mar. “Além da causa ambiental também temos a causa animal. Tiramos da natureza essas tampinhas e fazemos a castração animal”, declarou Claire Knapp Greghi, voluntária do Ecopet.

Na causa animal, a cada 350 quilos de tampinhas arrecadadas, uma castração, com valor médio de R$ 90, é feita. A secretária pede para que os cidadãos continuem participando da campanha, para que o apoio à causa continue crescendo nos departamentos públicos. São aceitas tampinhas de garrafa pet, de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios, entre outros. A Ecopet é uma entidade sem fins lucrativos e por meio desta iniciativa já castrou cerca de cinco mil animais no estado, tendo recolhido mais de 227 toneladas de plásticos, garantindo o destino adequado à reciclagem.

Mutirão de castração

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), vai promover nesta quarta-feira (31) o segundo mutirão de castração de cães e gatos deste ano. A ação será realizada no bairro Procasa, entre 7h30 e 12h.

Os tutores interessados devem comparecer à Unidade Básica de Saúd (UBS) munidos do documento com foto e comprovante de residência com o nome do solicitante ou cartão de posto de saúde. Serão ofertados 200 vales-castração durante a ação. O agendamento prévio para participar está disponível somente até esta terça-feira (30) até às 16h.

O agendamento prévio é considerado de grande valia aos profissionais e até mesmo aos tutores dos animais, pois garante organização e agilidade ao processo. O procedimento dura, em média, 40 minutos. O mutirão de Castração é uma realização da Prefeitura de São José com a Dibea em parceria com o Ecopet.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza