keyboard_backspace

Página Inicial

Grande Florianópolis, Utilidade Pública

‘Papo de Jornalista’ da ACI discute Lei do Feminicídio e violência de gênero

Evento com entrada gratuita nesta quarta-feira (22), na sede da Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis, abre a nova temporada do Papo de Jornalista

X
Siga-nos no google-news

O Papo de Jornalista da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) está de volta em 2023 no mês em que se debate mundo afora questões de gênero. A nova temporada do projeto tem início nesta quarta-feira (22), às 19h30, com uma conversa sobre sobre a Lei do Feminicídio e a cobertura de gênero e violência contra mulheres na imprensa. O papo será com três referências em Santa Catarina no tema: a repórter investigativa Schirlei Alves, a repórter e apresentadora Amanda Santos e a repórter Catarina Duarte. A mediação será da repórter Carol Macário, diretora de cultura da ACI. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Casa do Jornalista, no bairro Agronômica, em Florianópolis.

Em março de 2023, a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) completa oito anos. Trata-se de dispositivo legal que foi um marco no combate à violência contra a mulher. A lei define que o feminicídio é o assassinato de uma mulher resultante de violência doméstica ou discriminação de gênero, ou seja, por sua condição social de mulher. 

'Papo de Jornalista da ACI' discute Lei do Feminicídio e violência de gênero 1

Jornalismo para combater violência de gênero

Apesar da legislação, o número de casos de feminicídio e de violência contra mulheres no Brasil é alarmante. Em Santa Catarina, só entre janeiro e outubro de 2022, foram 45 casos no Estado – 18,4% a mais que no mesmo período de 2021. A imprensa tem papel estratégico nessa luta, tanto por meio da fiscalização quanto por meio de pressão por políticas públicas eficientes.

Além disso, é papel do jornalismo ampliar, contextualizar e aprofundar o debate sobre a forma mais extrema de violência de gênero.  Com experiência na cobertura de casos, as jornalistas convidadas vão compartilhar suas próprias experiências cobrindo pautas complexas e dicas práticas de como abordar o assunto com familiares das vítimas, os dispositivos legais.

Conheça as convidadas

Schirlei Alves – Repórter que atua com jornalismo investigativo orientado por dados e sob a perspectiva dos direitos humanos. Formada desde 2008 pela Univali, colaborou para o Epoch Times, no Canadá, e atuou como repórter nos principais jornais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seus trabalhos mais recentes foram para a Folha de S.Paulo, Abraji, Agência Lupa, O Joio e O Trigo, The Intercept Brasil e Portal Catarinas. Recebeu como reconhecimento os prêmios ABCR de Jornalismo, Unimed e RBS. Em 2022, concluiu especialização em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper.

Catarina Duarte – Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vencedora do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. É autora do “Guia de Receitas Manezinhas”, lançado em 2020. Atualmente, trabalha no Diário Catarinense.

Amanda Santos – É apresentadora e repórter especial do Grupo ND. Já atuou no Fala Brasil e Jornal da Record.  Com mais de 14 anos de trajetória, produz reportagens e séries de cunho social. Estreou na Série “Vozes da Consciência”, que abordou o preconceito e a participações de negros para a evolução do estado. É de sua autoria também a série “Palavra de Mulher”, que tratou sobre violência doméstica. 

Carol Macário – Jornalista desde 2005, pós-graduada em Antropologia (Universitat de Barcelona), especialista em jornalismo cultural, experiência como repórter e editora nos principais jornais de SC. Trajetória como repórter freelancer para jornais e revistas de todo o Brasil: textos para Folha de SP, UOL, Valor Econômico e O Globo. Única brasileira contemplada com a Beca Gabriel García Márquez de Periodismo Cultural em 2017. IVLP Alumni. Idealizadora da gulliver. É repórter da Agência Lupa.

Schirlei Alves é uma das jornalistas convidadas para o evento desta quarta-feira (22), em Florianópolis

SERVIÇO
Papo de Jornalista – Especial Mês das Mulheres: reportagem investigativa e cobertura de violência de gênero
– Quando: 22/3, às 19h30
– Onde: Casa do Jornalista (Rua Rui Barbosa, 621, Agronômica, Florianópolis)
– Entrada: Gratuito

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. Atualmente também atua como co-host do podcast "Jogando para a Plateia" e no associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Grande Florianópolis

Em Florianópolis, mulheres se reúnem em evento que promove saúde e bem-estar

Encontro foi realizado no último sábado, dia 27, na Casa Milano Hercílio Luz, no centro da capital catarinense

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, Casa Milano Hercílio Luz recebe 12ª edição do coletivo de marcas The House 

O evento será nos dias 10 e 11 de maio, proporcionando uma oportunidade para compras de Dia das Mães e para as estações mais frias do ano

Grande Florianópolis

Palestra gratuita ensina técnicas de Mindfulness em Florianópolis

Evento ocorre na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, às 19h30, no Espaço Tera, no bairro Santa Mônica; vagas são limitadas mediante inscrição prévia

Grande Florianópolis

Trattoria Carbone comemora primeiro ano com apresentação da cantora Flora Cruz

Além da boa gastronomia, a noite do dia 04, primeira quinta-feira do mês de abril, vai marcar também o lançamento do projeto musical mensal Trattoria Jazz

Grande Florianópolis

Páscoa solidária: rede de salões de beleza promove ação em prol de lar de idosos

Campanha promovida pela rede Bressan Cabeleireiros vai até o dia 31 de março

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008