keyboard_backspace

Página Inicial

Grande Florianópolis, Utilidade Pública

‘Papo de Jornalista’ da ACI discute Lei do Feminicídio e violência de gênero

Evento com entrada gratuita nesta quarta-feira (22), na sede da Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis, abre a nova temporada do Papo de Jornalista

X
Siga-nos no google-news

O Papo de Jornalista da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) está de volta em 2023 no mês em que se debate mundo afora questões de gênero. A nova temporada do projeto tem início nesta quarta-feira (22), às 19h30, com uma conversa sobre sobre a Lei do Feminicídio e a cobertura de gênero e violência contra mulheres na imprensa. O papo será com três referências em Santa Catarina no tema: a repórter investigativa Schirlei Alves, a repórter e apresentadora Amanda Santos e a repórter Catarina Duarte. A mediação será da repórter Carol Macário, diretora de cultura da ACI. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Casa do Jornalista, no bairro Agronômica, em Florianópolis.

Em março de 2023, a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) completa oito anos. Trata-se de dispositivo legal que foi um marco no combate à violência contra a mulher. A lei define que o feminicídio é o assassinato de uma mulher resultante de violência doméstica ou discriminação de gênero, ou seja, por sua condição social de mulher. 

'Papo de Jornalista da ACI' discute Lei do Feminicídio e violência de gênero 1

Jornalismo para combater violência de gênero

Apesar da legislação, o número de casos de feminicídio e de violência contra mulheres no Brasil é alarmante. Em Santa Catarina, só entre janeiro e outubro de 2022, foram 45 casos no Estado – 18,4% a mais que no mesmo período de 2021. A imprensa tem papel estratégico nessa luta, tanto por meio da fiscalização quanto por meio de pressão por políticas públicas eficientes.

Além disso, é papel do jornalismo ampliar, contextualizar e aprofundar o debate sobre a forma mais extrema de violência de gênero.  Com experiência na cobertura de casos, as jornalistas convidadas vão compartilhar suas próprias experiências cobrindo pautas complexas e dicas práticas de como abordar o assunto com familiares das vítimas, os dispositivos legais.

Conheça as convidadas

Schirlei Alves – Repórter que atua com jornalismo investigativo orientado por dados e sob a perspectiva dos direitos humanos. Formada desde 2008 pela Univali, colaborou para o Epoch Times, no Canadá, e atuou como repórter nos principais jornais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seus trabalhos mais recentes foram para a Folha de S.Paulo, Abraji, Agência Lupa, O Joio e O Trigo, The Intercept Brasil e Portal Catarinas. Recebeu como reconhecimento os prêmios ABCR de Jornalismo, Unimed e RBS. Em 2022, concluiu especialização em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper.

Catarina Duarte – Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vencedora do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. É autora do “Guia de Receitas Manezinhas”, lançado em 2020. Atualmente, trabalha no Diário Catarinense.

Amanda Santos – É apresentadora e repórter especial do Grupo ND. Já atuou no Fala Brasil e Jornal da Record.  Com mais de 14 anos de trajetória, produz reportagens e séries de cunho social. Estreou na Série “Vozes da Consciência”, que abordou o preconceito e a participações de negros para a evolução do estado. É de sua autoria também a série “Palavra de Mulher”, que tratou sobre violência doméstica. 

Carol Macário – Jornalista desde 2005, pós-graduada em Antropologia (Universitat de Barcelona), especialista em jornalismo cultural, experiência como repórter e editora nos principais jornais de SC. Trajetória como repórter freelancer para jornais e revistas de todo o Brasil: textos para Folha de SP, UOL, Valor Econômico e O Globo. Única brasileira contemplada com a Beca Gabriel García Márquez de Periodismo Cultural em 2017. IVLP Alumni. Idealizadora da gulliver. É repórter da Agência Lupa.

Schirlei Alves é uma das jornalistas convidadas para o evento desta quarta-feira (22), em Florianópolis

SERVIÇO
Papo de Jornalista – Especial Mês das Mulheres: reportagem investigativa e cobertura de violência de gênero
– Quando: 22/3, às 19h30
– Onde: Casa do Jornalista (Rua Rui Barbosa, 621, Agronômica, Florianópolis)
– Entrada: Gratuito

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Grande Florianópolis

Fort Atacadista realiza entrega de cheques do projeto “Mulheres do Nosso Bairro” em Santa Catarina

Iniciativa promovida pela Engie Brasil Energia com apoio do Fort Atacadista visa impulsionar o negócio de mulheres empreendedoras; entregas de cheques ocorreram em lojas de São José e Palhoça

Grande Florianópolis

Com extensa bagagem na TV, cinema e no streaming, ator comanda workshop de comunicação em Florianópolis

Douglas Rosa, ator de novelas como “Caminho das Índias” e séries como “Sob Pressão” e “Ilha de Ferro”, ministrará a imersão“Destrave”, focada em técnicas de comunicação e perda da timidez, nos próximos dias 19 e 20 de julho

Grande Florianópolis

Pizza de La Estación: novo sabor na Trattoria Carbone

Desde o último dia 10, marcado pelo Dia da Pizza, restaurante italiano de Florianópolis integrou novo sabor de pizza ao cardápio de inverno

Grande Florianópolis

Beleza e empreendedorismo são tema de palestra na UFSC

Farmacêutica esteta foi convidada para compartilhar aprendizados e desafios da sua trajetória como empresária e especialista em harmonização facial

Grande Florianópolis

Florianópolis receberá curso de comunicação “Destrave” em julho

Imersão será realizada nos dias 19 e 20 de julho, no espaço Bewiki; as vagas são limitadas

Mais notícias

Eventos

Matanza Ritual é a segunda banda anunciada para o Mundial Rock 2024, em São José (SC)

Depois do sucesso do anúncio de Raimundos, o hardcore da banda carioca chega para agradar quem gosta da energia de um rock mais pesado

Geral

Últimos dias para contribuir com a campanha Termômetro Solidário

Fort Atacadista e NSC juntos mais um ano com o objetivo de bater o recorde de arrecadações