keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Paratleta formado pelo CEPE conquista bronze no Mundial de Atletismo

Edenilson Floriani é o único paratleta convocado nascido em Santa Catarina

X
Siga-nos no google-news

O paratleta catarinense Edenilson Floriani conquistou a medalha de bronze na prova do arremesso de peso no Mundial de Atletismo Paralímpico disputado em Paris. A competição contou com a participação de 1,3 mil paratletas que representaram 107 países. O bronze veio após Edenilson alcançar a marca de 14,06 metros.

Edenilson Floriani é o único paratleta convocado nascido em Santa Catarina. Paratleta formado pelo CEPE, ele iniciou a carreira em 2016 e desde então coleciona vários títulos. “Estamos muito felizes com essa conquista. Sabíamos que ele tinha condições de brigar por medalha. Edenilson vinha treinando muito forte, mas a preparação precisava de muita atenção por conta da cirurgia em dezembro. A medalha é consequência de uma boa temporada. Ele sabe o quão importante é o peso que essa medalha tem para nós. Agora é voltar, curtir o momento, e dar continuidade aos treinos, porque temos o Parapan no final do ano”, comenta o técnico, Eliandro Braz Lucio.

O paratleta catarinense também disputou a prova de Lançamento de Dardo na sua primeira participação no Mundial. Com a marca de 58,63 metros, sua segunda melhor performance no ano, Edenilson ficou com a sétima colocação, no último dia 13 de julho. Após ser submetido a uma cirurgia no começo do mês de dezembro de 2022, o paratleta teve um bom início de temporada. Na primeira competição de 2023, Edenilson chegou muito perto do recorde mundial no lançamento de dardo, e bateu o seu próprio recorde das Américas na prova do arremesso de peso.

“Eu não consigo nem descrever o momento que estou vivendo e a importância dessa medalha, Trabalhamos duro para chegar até aqui. Acredito muito que essa conquista mostra que estamos no caminho certo. No final do ano temos o Parapan, ano que vem é ano de Mundial e Paralimpíadas, e essa medalha só me dá um gás a mais para continuar buscando resultados ainda melhores, relata Edenilson.

A medalha do paratleta catarinense ajudou o Brasil a fazer a sua melhor campanha em Mundiais, com 46 medalhas no quadro geral, superando as campanhas de Lion, na França, com 40, em 2013, e Dubai, Emirados Árabes, com 39, em 2019.Paratleta formado pelo CEPE conquista bronze no Mundial de Atletismo

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Esportes

Fort Atacadista promove diversas atrações para os torcedores na final do Campeonato Catarinense

Último jogo da competição será neste sábado, dia 6 de abril, em Criciúma

Esportes

Circuito South Run lança calendário de corridas inéditas em Santa Catarina

Serão três etapas durante este ano, duas em Florianópolis e uma na Praia da Ibiraquera, em Imbituba. As provas acontecem em terreno misto e em meio à natureza

Esportes

Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários

Esportes

1° Desafio Skate Social será realizado em Itapema neste sabádo

O evento celebra a conexão entre esporte e ação social, reunindo crianças e jovens beneficiados por projetos sociais

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008