keyboard_backspace

Página Inicial

Política

PF abre inquérito para apurar conduta de Bolsonaro no caso Covaxin

A instauração foi feita após autorização da ministra do STF Rosa Weber

X
Flickr/Isac Nóbrega/PR

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar os fatos narrados por três senadores em uma notícia-crime, em que atribuem ao presidente Jair Bolsonaro a suposta prática do crime de prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin, do laboratório Bharat Biotech.

A instauração foi feita após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a medida no dia 2 de julho, a partir de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A notícia-crime foi protocolada no STF pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES).

A iniciativa dos parlamentares foi tomada após o depoimento de Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, à CPI da Pandemia. Ele afirmou ter sofrido pressão incomum de seus superiores para finalizar a tramitação da compra da Covaxin, além de ter conhecimento de supostas irregularidades no processo.

O servidor é irmão do deputado Luis Miranda (DEM-DF), a quem disse ter relatado o caso. À CPI, o parlamentar disse ter levado o relato do irmão até o presidente Jair Bolsonaro, em março, mas que nenhuma providência teria sido tomada. Para os senadores, é necessário investigar se houve crime de prevaricação.

No último sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro disse que a compra da vacina indiana foi suspensa devido a controles governamentais. “Dois anos e meio sem corrupção. Querem agora imputar um crime a mim de corrupção, onde uma dose sequer foi comprada da vacina”, disse o presidente. “Porque temos filtro, temos controle”.

No fim de junho, o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o contrato de compra da vacina indiana, por orientação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Fonte: Agência Brasil

Política

Bolsonaro recria Ministério do Trabalho e nomeia Onyx Lorenzoni, que ocupa o quarto ministério em menos de três anos

A recriação da pasta foi publicada em Diário Oficial e foi feita por meio de Medida Provisória (MP)

Política

Vereadores de Itapema conseguem mais de R$15 mi em emendas para obras do novo hospital e construção de escola técnica

O documento foi enviado por Rafael Pezenti, chefe de gabinete do Deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB)

Política

Presidente da Câmara de Itapema sugere força-tarefa para atender moradores de rua durante onda de frio histórica

A forte queda de temperatura prevista a partir desta terça, dia 28/07, motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população

Mais notícias

animal

Bombeiros resgatam cadela que ficou com a cabeça presa em cano de PVC

A equipe foi chamada pelo número 193 dos bombeiros, por volta de 17h. A cadela foi resgatada após 20 minutos e devolvida à dona

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas