keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Gastronomia da Serra catarinense e seus pratos únicos

Conheça o melhor da gastronomia da Serra catarinense, com pratos típicos de sabores inigualáveis!

X
Siga-nos no google-news

Conheça o melhor da gastronomia da Serra catarinense, com pratos típicos de sabores inigualáveis!

Fonte: Metrópoles

A diversidade é o que faz o turismo de Santa Catarina ser um dos destinos mais procurados do país. Isso porque o estado oferece opções o ano todo, incluindo os apaixonados pelo frio que vêm ao estado a procura de neve no inverno. Mas cada lugar tem seu charme para além das estações e a gastronomia da Serra catarinense é uma atração em qualquer época.

Com pratos saborosíssimos de forte influência dos tropeiros e da cultura rural que preza pela boa culinária. Pinhão, carnes, queijos e, especialmente, os vinhos proporcionam boas experiências em Lages, São Joaquim, Urubici e região, as quais você conhece a partir de agora.

O pinhão

Fonte: Divulgação

O frio, claro, é um aspecto importante para entender o que levou a gastronomia da Serra catarinense ser tão rica. A começar pelos ingredientes específicos que se desenvolvem no frio, com grande destaque para o pinhão, uma tradição herdada dos povos indígenas da tribo kaigang que ali viviam há milhares de anos.

A típica semente aparece no mês de maio e sua importância é tanta que a Festa do Pinhão, promovida em junho na cidade de Lages, é uma das mais tradicionais do estado. Pode ser cozido ou assado, seja na chapa ou na fogueira. É uma delícia para ser comido puro como um petisco, mas também rende pratos deliciosos e dos mais diversos.

Entre os tradicionais está a paçoca de pinhão que tem o ingrediente como a base da receita. Ele é cozido, amassado e depois, colocado com outros ingredientes como uma farofa bem recheada. Pode ser com carnes bovina ou suína, além de legumes, e outros temperos.

Outra opção tradicional é o entrevero, uma mistura com diversas carnes e legumes que têm o pinhão como o grande diferencial do prato. Porém, por ter um gosto mais neutro, é possível encontrar diversas receitas com a semente, de saladas a sobremesas. Tudo depende da criatividade do chef.

Cultura tropeira

Fonte: Divulgação

A cultura que se criou ao longo dos anos desenvolveu uma cozinha com uso de muito fogão à lenha e fogueira. Comidas de longos preparos e de valor nutricional alto para aguentar as condições do frio e as longas viagens. Pela influência gaúcha, os churrascos, claro, são uma tradição e tanto e poucas coisas são tão saborosas quanto uma costela desfiando na boca.

Falando em carnes, essa mistura de sabores é o que faz do arroz de carreteiro tão popular. A receita original usava o charque e era um grande trunfo dos tropeiros em suas longas viagens. Hoje utiliza também linguiça, bacon, carnes nobres, temperos e outros acompanhamentos, o que deixa o prato ainda mais sofisticado.

E uma opção que não é tão comentada, mas que tem tudo a ver com a serra é a truta. Um peixe de água doce e fria, tal qual seu nobre parente, o salmão. Sua vinda para o estado é recente, mas foi tão bem desenvolvida que virou tradição nos pratos do estado. Pode ser grelhado, frito ou assado com batatas, legumes e até com pinhão.

Vinhos de altitude

Fonte: Divulgação

Para acompanhar tantas receitas diferentes, vamos de vinho, pois há três décadas, Santa Catarina se especializa na produção de vinhos sofisticados. São mais de 1 milhão de garrafas produzidas anualmente. Isso porque a altitude da Serra catarinense concede as condições ideais para o cultivo de uvas europeias conceituadas.

Um novo terroir se desenvolve cada vez mais na região, incluindo o desenvolvimento de notas, sabores e até de uvas do Brasil. Tudo isso proporciona aos visitantes sabores e experiências únicas ao longo do ano todo.

As vinícolas são abertas ao público e rendem passeios em belos cenários nas visitas feitas à tarde nos chamados sunsets. A região também tem estadias com locais aconchegantes e de bela arquitetura. Destaque para os vinhos e todo o processo de produção que é apresentado no passeio, além da tão aguardada degustação.

Quais vinícolas conhecer?

Fonte: Divulgação

A cidade de São Joaquim, conhecida por ser um dos principais destinos para ver a neve, cada vez mais desponta também pela bebida. A cidade de aproximadamente 30 mil habitantes produz alguns dos melhores rótulos do país, com vinícolas conceituadas que podem ser visitadas, além de uma boa estrutura de hospedagem.

Outras cidades da região serrana que se destacam pelos tours do vinho são Urussanga, Campo Belo do Sul e Bom Retiro. Porém, no geral, Santa Catarina possui produção de vinho em mais de 20 municípios. De acordo com a Epagri, são mais de 80 viticultores, que cultivam uvas em um território de mais de 300 hectare.

Com uma produção tão grande, você certamente vai encontrar alguma taça que faça seu gosto: um vinho tinto encorpado ou com sabor mais frutado, um vinho branco leve, um rosé adocicado, um espumante refrescante, entre outras opções.

Para acompanhar, queijos, salames, pães ou os pratos que citamos anteriormente. Tudo isso desfrutando de belos cenários. Ou seja, para comer ou beber, a gastronomia da Serra catarinense convida você o ano todo.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Turismo

Feira de turismo reune mais de 300 marcas e 6 mil participantes em Balneário Camboriú

Edição celebrativa homenageou o Rio Grande do Sul com espaço especial

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Cultura e Lazer, Grande Florianópolis

Literatura: obra “Neurodivergente” é lançada durante a Mostra de Cinema Infantil, na capital

Ilustrador Bernardo Bertoli Amin assina as ilustrações da história infantil; o publicitário desenvolveu cada personagem para “aproximar e encantar os leitores”; lançamento ocorreu no CIC

Grande Florianópolis

Fort Atacadista promove ação especial no Dia das Crianças em parceria com a Escola Guga

Atacarejo promove aulas de tênis gratuitas em parceria com a Escola Guga, além de atividades recreativas nas lojas de Kobrasol, Campeche e Canasvieiras