keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de Florianópolis envia mais de 600 pessoas em situação de rua para às cidades de origem

Processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados.

X
Foto: PMF/Divulgação
Siga-nos no google-news

Em uma ação de responsabilidade social e assistência, a Prefeitura de Florianópolis conseguiu, nos últimos 12 meses, reintegrar cerca de 670 pessoas em situação de rua de volta às suas cidades de origem. O processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados. Apenas com o consentimento do indivíduo, o município procede à compra das passagens para facilitar o retorno.

Entre os reintegrados está Maria (nome fictício para preservar a identidade), que, junto com seu filho bebê, representa uma das 100 pessoas já auxiliadas pela cidade em 2024. Vinda de Porto Alegre após um conflito familiar, Maria encontrou-se sem alternativas e acabou vivendo nas ruas de Florianópolis. Graças à intervenção das equipes de assistência social, mãe e filho puderam se hospedar temporariamente em um hotel providenciado pela prefeitura, até decidirem voluntariamente pelo retorno à cidade natal. A viagem de volta aconteceu na última quinta-feira (15), com a presença e apoio do prefeito Topázio Neto.

O prefeito Topázio Neto destacou a importância dessa iniciativa, refutando a ideia de que tal ação seria ineficaz devido ao constante fluxo de novas pessoas em situação de rua. “Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque à medida que reintegramos essas pessoas, chegam novas. Mas na verdade, estamos evitando um iceberg”, afirmou. Ele ressaltou ainda que todas as reintegrações são realizadas com o consentimento dos envolvidos e que há sempre um serviço de apoio esperando por eles no destino, visando romper o ciclo de vulnerabilidade.

Esta política de reintegração adotada por Florianópolis visa não somente aliviar a situação das pessoas em condição de rua na capital catarinense, mas também promover uma solução mais duradoura e humanizada para o problema.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Quina pode pagar R$ 38 milhões nesta quarta-feira

Prêmio é o maior da história do concurso

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu