keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de Florianópolis envia mais de 600 pessoas em situação de rua para às cidades de origem

Processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados.

X
Foto: PMF/Divulgação
Siga-nos no google-news

Em uma ação de responsabilidade social e assistência, a Prefeitura de Florianópolis conseguiu, nos últimos 12 meses, reintegrar cerca de 670 pessoas em situação de rua de volta às suas cidades de origem. O processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados. Apenas com o consentimento do indivíduo, o município procede à compra das passagens para facilitar o retorno.

Entre os reintegrados está Maria (nome fictício para preservar a identidade), que, junto com seu filho bebê, representa uma das 100 pessoas já auxiliadas pela cidade em 2024. Vinda de Porto Alegre após um conflito familiar, Maria encontrou-se sem alternativas e acabou vivendo nas ruas de Florianópolis. Graças à intervenção das equipes de assistência social, mãe e filho puderam se hospedar temporariamente em um hotel providenciado pela prefeitura, até decidirem voluntariamente pelo retorno à cidade natal. A viagem de volta aconteceu na última quinta-feira (15), com a presença e apoio do prefeito Topázio Neto.

O prefeito Topázio Neto destacou a importância dessa iniciativa, refutando a ideia de que tal ação seria ineficaz devido ao constante fluxo de novas pessoas em situação de rua. “Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque à medida que reintegramos essas pessoas, chegam novas. Mas na verdade, estamos evitando um iceberg”, afirmou. Ele ressaltou ainda que todas as reintegrações são realizadas com o consentimento dos envolvidos e que há sempre um serviço de apoio esperando por eles no destino, visando romper o ciclo de vulnerabilidade.

Esta política de reintegração adotada por Florianópolis visa não somente aliviar a situação das pessoas em condição de rua na capital catarinense, mas também promover uma solução mais duradoura e humanizada para o problema.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Últimos dias para contribuir com a campanha Termômetro Solidário

Fort Atacadista e NSC juntos mais um ano com o objetivo de bater o recorde de arrecadações

Geral

Festival de Bazar Vuon Card movimenta lojas do Fort Atacadista

Ação promocional vai até o próximo domingo, 28 de julho, em todas as 33 lojas Fort Atacadista em Santa Catarina; itens domésticos e para pets estão com preços e condições de pagamento especiais

Geral

Marca de SC aposta em personagens de Rei Leão para nova linha de massas sem glúten

Uma das maiores do setor alimentício do Brasil, a Urbano, de Jaraguá do Sul, apostou nos icônicos personagens de Rei Leão para lançamento de macarrão destinado ao público infantil

Geral

Grupos de reflexão para autores de violência doméstica cresce 34,37% em SC

Os grupos estão mais concentrados no Oeste e Vale do Itajaí

Geral

TAP estuda ampliar voos entre Florianópolis e Lisboa em 2025

Companhia aérea já vendeu quase 20 mil passagens para a nova rota que começa em setembro

Mais notícias

Eventos

Matanza Ritual é a segunda banda anunciada para o Mundial Rock 2024, em São José (SC)

Depois do sucesso do anúncio de Raimundos, o hardcore da banda carioca chega para agradar quem gosta da energia de um rock mais pesado

Geral

Últimos dias para contribuir com a campanha Termômetro Solidário

Fort Atacadista e NSC juntos mais um ano com o objetivo de bater o recorde de arrecadações