Os contribuintes que utilizam o modelo completo de declaração do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido aos fundos de amparo à Criança e ao Adolescente e dos Idosos. Essa prática não gera custos adicionais e é feita diretamente no sistema da Receita Federal até o dia 31 de maio, prazo final para a entrega das declarações.
No processo de declaração, é possível direcionar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente, e outros 3% para os fundos do idoso. Essa destinação pode ser feita diretamente no Programa Gerador de Declaração (PGD). O sistema calcula automaticamente os percentuais e emite os DARFs separadamente para doações.
A iniciativa ajuda a canalizar os recursos para projetos sociais que apoiam as populações mais vulneráveis, sem aumentar o valor do imposto a ser pago ou diminuir a restituição. Em Santa Catarina, o potencial de arrecadação é de R$ 186,5 milhões para cada fundo, mas as contribuições atuais representam apenas uma fração disso.
Além de contribuir com a sociedade, os doadores também podem participar do Prêmio Amigo do Leão, promovido pelo Instituto Amigo do Leão, que reconhece os esforços de empresas, contadores, doadores e organizações sociais. As inscrições para a premiação estão abertas até 20 de junho na plataforma PROSAS.