keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Santa Catarina monitora oito casos suspeitos de coronavírus

Balanço foi divulgado na tarde desta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde

X
Siga-nos no google-news

Santa Catarina conta com oito casos suspeitos do novo coronavírus, chamado oficialmente de SARS-COV-2. Outros quatro casos já foram descartados.

 No total, o Governo Federal monita 132 casos suspeitos em todo o território nacional. Os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, responsável por compilar os dados no país e foram atualizados no final da tarde desta quinta-feira (27)

Apesar do acréscimo no número de suspeitos, o secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino afirma que não há motivo para pânico. Ele destaca que desde o final de janeiro as equipes técnicas da SES trabalham no sentido de orientar os profissionais de saúde no manejo dos casos suspeitos. Um Plano de Contingência foi elaborado seguindo as determinações do Ministério de Saúde.

“Nossa rede de saúde já fez frente a outras epidemias respiratórias, também oriundas do coronavírus”, afirmou. “É importante lembrar que todas as pessoas que mantiveram contato ou estavam no mesmo voo do paciente que teve a doença confirmada estão sendo avaliadas. Isso faz parte da rotina da Vigilância em Saúde”.

Na página da SES é possível encontrar dicas de prevenção, explicações sobre o novo coronavírus e a doença causada – chamada pela Organização Mundial de Saúde de Covid-19 (corona virus desease, em inglês) -, além de dados no Brasil e no mundo, atualizados diariamente pela Plataforma IVIS.

A SES ainda ressalta que trabalha em constante monitoramente de eventuais casos que possam levantar suspeitos e que os dados divulgados são fornecidos à população em geral através da Plataforma IVIS do Ministério da Saúde. 

Como é definido um caso suspeito do coronavírus(nCoV-2019)?

Com a amplitude da região de risco, toda a China, pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos.

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Casos descartados laboratorialmente, independente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento.

Situação 1

Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2

Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3

Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E  contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física