keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Sonegação de ICMS no comércio do etanol em SP atinge 40% de tudo que é vendido

Leia na Coluna Esplanada desta terça-feira (13) direto de Brasília

X
Imagem Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Barriga de Aluguel

A sonegação de ICMS no comércio do etanol no Estado de São Paulo atinge 40% de tudo o que é vendido, segundo o Instituto Combustível Legal. Isso só é possível graças a um esquema manjado há muito tempo, mas não combatido pela Secretaria de Fazenda: uma empresa laranja financiada por um terceiro compra o etanol e o revende sem recolher o ICMS. Só que a empresa laranja cobra do financiador da operação um percentual do que deveria ser recolhido do imposto. O nome desse antigo esquema é “Barriga de Aluguel”.

O Rei…

Gustavo Monte é o grande personagem do esquema que dura mais de 10 anos. Apelidado de “Rei da Barriga de Aluguel”.

..do esquema

Monte utiliza as empresas Aspen, Monte Cabral, Evereste e Petroquality para burlar o fisco paulista e comercializar bilhões de litros do combustível.

Gol contra

Recentemente Monte passou a usar uma nova empresa para engambelar a fiscalização: a Gol. Estima-se que 20% de todo o etanol comercializado sem o recolhimento do ICMS no Estado passem pelas empresas ligadas ao “Rei”.

Jogada de Pacheco

A eventual pré-candidatura de Rodrigo Pacheco a presidente da República não passa pelo aval da cúpula do DEM. É um projeto pessoal amparado no incentivo de restrito grupo ligado ao senador. Há quem indique, nesse círculo, que é uma jogada de Pacheco para pressionar o presidente Jair Bolsonaro a indicá-lo para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, caso o AGU André Mendonça seja reprovado na sabatina.

Balança

De quem está dentro da turma que decide no Senado: hoje, o AGU André Mendonça tem entre 12 e 14 votos. É porque há senadores, digamos, indecisos sobre o apoio, que estão em contato com os ministros palacianos.

Encosto

André Mendonça ainda tem um ‘fogo amigo’ de carona no currículo. Trata-se de Luiz Alberto Sabanay, um primo petista, muito próximo dele e também da cúpula do PT.

Foi-se uma Era

Morreu no Rio o ex-senador Hydekel Freitas, genro do famoso e temido Tenório Cavalcante. Era o último representante da poderosa família que mandou na Baixada.

Casamento

Na ponte-aérea São Paulo-Recife cada dia mais, é certo que a deputada federal Tábata Amaral, ex-PDT, vá se filiar ao PSB, partido do seu namorado e prefeito do Recife João Campos. Aliás, Campos quer projeção nacional para alguns anos. Pode ser cabo eleitoral da namorada e ela uma ponte para o maior colégio eleitoral do País.

Dois palanques

O ex-presidente Lula da Silva tem uma missão pessoal na sua visita ao Recife nas próximas semanas. Apagar as mágoas entre os primos João Campos e a deputada federal Marília Arraes. Não é questão de ser o tiozão boa gente. É palanque para ele no PT e no PSB ano que vem.

Ponta da agulha

A ANTT pagou R$ 200.352,72 por 2.584 peças – camisas, jaquetas, calças – à LN Indústria e Comércio de Confecções. É a empresa que entregou jaquetas com a imagem da Bandeira do Brasil costurada de ‘cabeça para baixo’, sem o número certo de estrelas no globo azul e com a palavra ‘Orden’ (sic) na frase patriótica.

Virtual em campo

Bancos, marcas automotivas e cervejeiras perderam espaço. Os sites de apostas esportivas que operam no Brasil – a maioria nas mãos de estrangeiros e baseados na Europa e Ásia – são hoje os principais patrocinadores dos times da série A do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Tempo

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública

O governador Eduardo Leite assinou o decreto válido por 180 dias