keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Porque os eliminadores de ar são perigosos para a saúde?

Equipamento promete reduzir a conta de água dos moradores

Siga-nos no google-news

Você já ouviu falar em eliminadores de ar? São equipamentos produzidos por diferentes empresas, que prometem reduzir a conta de água dos moradores. Estes equipamentos supostamente eliminariam o ar que penetra na rede de abastecimento. O que você não sabe, porém, é que eles representam um perigo para a saúde.

O primeiro ponto a se destacar é que os eliminadores não têm eficácia comprovada, não possuem certificação de qualidade por qualquer órgão credenciado, nem pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além disso, quando instalados em redes de abastecimento eles podem trazer riscos ao próprio sistema e à saúde de quem consome aquela água.

A presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, explica que “o dispositivo que supostamente eliminaria o ar tem um orifício, o que deixaria a rede da Águas de Bombinhas aberta e exposta à eventual entrada de microorganismos, como bactérias causadoras de doenças”, destaca.

O sistema de abastecimento de Bombinhas já possui ventosas, que são dispositivos testados e homologados pelas autoridades. “A solução para eventual entrada de ar na rede, durante os serviços de manutenção, é coletiva. No mundo inteiro são instaladas ventosas em pontos estratégicos, de acordo com a boa técnica da engenharia. Não cabe solução individual”, explica.

Em Bombinhas, os equipamentos instalados na  rede de distribuição pela concessionária são testados e tecnicamente aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú