keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Legislativo de Itapema pressiona para que obra da Subestação da CELESC saia do papel

No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças.

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

A instabilidade na oferta de energia elétrica em Itapema deixou claro a necessidade de uma subestação para atender Itapema e região. Mas o trâmite para a conclusão dessa obra continua. Na Sessão Ordinária da última terça-feira(23/02), o Vereador e Líder do Governo, Léo Cordeiro (MDB), usou a Tribuna e relatou o histórico de ações do Legislativo, do Governo Municipal e das entidades de classe para a solução do caso.

Léo Cordeiro lembrou que em outubro de 2019 o município de Itapema doou uma área de 5728,00m2 no bairro Sertão do Trombudo, destinada à instalação da subestação de energia elétrica. Mesmo ainda não diplomado como vereador, Léo Cordeiro seguiu acompanhando de perto as ações para implantação da subestação.

Em dezembro de 2020, em parceria com o Sindicato da Construção Civil, Sinduscon, ele pleiteou uma agenda com o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, para abordar o licenciamento ambiental das obras. No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças. Uma para a obra da construção, que foi obtida via município, de forma bem rápida e resolutiva. E uma segunda para a construção da linha de transmissão, que viria do município de Camboriú, passaria por Itapema e seguiria para Porto Belo. Esse segundo documento envolveria a Licença Ambiental de Instalação (LAI), liberada pelo Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Em 25 de janeiro deste ano, já diplomado vereador, Léo Cordeiro esteve na regional da Celesc acompanhado dos também legisladores Jean Idimar da Silva (MDB) e Alexandre Xepa (PP). A comitiva de Itapema foi recebida pelo gerente regional da Celesc, que informou ter conseguido a licença. Mas percebeu-se que a documentação do IMA não havia sido liberada. Sabendo da demanda da Subestação, a Deputada Estadual Paulinha (PDT), que esteve no Sinduscon, interveio junto ao IMA para a obtenção da LAI (Liberação Ambiental de Instalação) de toda a obra da Subestação da Celesc

Usando a Tribuna, o Vereador Léo Cordeiro agradeceu o empenho da Deputada na causa. “Quero aqui pedir a Vereadora Beth Rocha (PSD) que repasse nossos agradecimentos a Deputada Paulinha que, após participar de uma reunião no Sinduscon, foi pessoalmente ao IMA-SC e conseguiu dar a agilidade necessária para a liberação da LAI de toda a obra. Uma liberação que aconteceu na semana passada, há poucos dias, de uma obra muito importante para a nossa cidade”.

Léo Cordeiro também destacou o empenho de todo o legislativo na resolução da burocracia envolvendo a LAI. “Quero aqui destacar que cada um dos vereadores pôde empenhar-se, da maneira que conseguiu, para termos esse resultado. Agora, a Construção da Subestação é um ganho para todo o município de Itapema”.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Grande Florianópolis

Na capital, The House é sucesso de público e arrecadações na Casa Hercílio Luz

O coletivo de moda criativa organizado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa movimentou Florianópolis e arrecadou donativos para o Rio Grande do Sul