keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

São José registra quase 90% de crescimento nas inscrições de MEIs

Nos três primeiros meses de 2021 foram geradas 630 inscrições de MEI no Município

X
Foto: Divulgação Secom/PMSJ
Siga-nos no google-news

Pensando na recuperação econômica da população, por decorrência da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São José está desenvolvendo diversas iniciativas para apoiar os empreendedores do município, entre eles, o Microempreendedor Individual (MEI). Em fevereiro, o prefeito Orvino Coelho de Ávila sancionou a Lei Complementar 103/2021 que zerou todas as taxas e custos para a abertura e o funcionamento do MEI, como forma de incentivo à categoria.

“A cidade precisa, neste momento em que enfrenta a pandemia da Covid-19, de reforço da Saúde e incentivos para uma recuperação digna. Queremos dar o suporte para os microempreendedores de São José, para que haja a recuperação econômica da população, permitindo que a cidade seja o local que o faça crescer e prosperar”, destaca o prefeito.

Para avaliar o impacto da medida, foram analisados os dados do primeiro trimestre de 2021, que mostram que houve um aumento de 88% no número de inscrições, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses de 2021 foram geradas 630 inscrições de MEI no Município. Em contrapartida, foram abertos 1191 MEIs na Receita Federal, o que significa que 53% dos MEIs iniciaram as atividades de forma regular em São José. No mesmo período, em 2020, foram 335 inscrições no Município e 1001 na Receita Federal, representando apenas 33% das empresas regularizadas.

Atualmente na Receita Federal estão registrados 20.451 MEIS sediados em São José. Destes, apenas 4.915 estão inscritos no Município “Esse resultado só não é melhor, por se tratar de uma iniciativa recente e, principalmente, desconhecida pelos MEIs. Por isso, vamos regularizar todos os 15.536 MEIs que estão fora do cadastro municipal até o fim deste mês, trazendo maior facilidade para eles”, explica o secretário da Receita, Luiz Fernando Verdine Salomon.

Entre as ações previstas para ampliar o incentivo ao MEI em São José está prevista a desburocratização para inscrição e liberação de alvará do MEI. A partir do fim de abril, a inscrição do MEI será concedida de forma automática pelo Município. Ao inscrever-se no Portal do Microempreendedor, não será mais necessário protocolar a inscrição novamente no Município. A Prefeitura irá importar os dados e conceder a inscrição. Há também a dispensa da obrigação do alvará, mas caso o contribuinte solicite, a emissão será efetuada, sem qualquer custo.

O suporte e apoio ao MEI referente a todas as demandas fiscais e contábeis serão oferecidos de forma gratuita e especializada. O Atendimento Fiscal e Contábil ao MEI será realizado em parceria com o Centro Universitário de São José (USJ), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), no Centro de Atendimento (CAC), das 14 às 17h.

Além disso, com a estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, serão ofertados programas e capacitações voltadas ao incentivo e fomento ao empreendedorismo em São José.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição