keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Esgotamento sanitário: a chave para o desenvolvimento econômico e preservação ambiental em Camboriú

Sistema de esgotamento sanitário também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis

X
Siga-nos no google-news

Muito se fala sobre esgotamento sanitário e as preocupações com as causas ambientais. Ele visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente, garantindo um crescimento econômico com sustentabilidade para determinada região. O principal objetivo é atuar sobre a prevenção de doenças, preservar o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica.

De acordo com a diretora-presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, o sistema de esgotamento sanitário também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos. “Resumindo, pode ser entendido como o estudo do comportamento da sociedade quanto à produção e descarte de resíduos que causam algum tipo de agressão à saúde do ser humano. Este estudo deve ser realizado utilizando ferramentas e elementos que proporcionem qualidade de vida e que minimizem os riscos à população”, completa.

Em 2019, moradores de Camboriú decidiram pela construção do sistema de abastecimento de água e de captação e tratamento de esgoto pela Águas de Camboriú em audiência pública realizada na prefeitura. A previsão é investir R$ 170 milhões nos dois sistemas para a cidade. O cenário aprovado é o que prevê a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA), já previsto em contrato, e a incorporação dos investimentos no sistema de esgoto a partir de 2021, logo após a assinatura de um termo aditivo a ser assinado entre prefeitura e concessionária.

A proposta contempla a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a instalação de 280 quilômetros de rede, a construção de 30 elevatórias, melhoria dos indicadores de saúde e a construção da ETA de Camboriú. A concessionária e o Executivo Municipal trabalham juntos para a obtenção das licenças necessárias para a implantação dos sistemas.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física