A equipe operacional da concessionária Águas de Camboriú segue substituindo hidrômetros em toda a cidade. O objetivo é cumprir com as disposições aplicáveis ao saneamento com base nas regras do Inmetro. A meta da concessionária é trocar, sem custo algum para os clientes, um total de 2,5 mil hidrômetros.
As substituições seguem critérios técnicos que indicam a vida útil média do equipamento, como também outras situações de dificuldades visuais para proceder a leitura. A recomendação do Inmetro é que os hidrômetros sejam substituídos em intervalo não superior a sete anos.
Bruna Sedrez, supervisora do projeto de perdas da Águas de Camboriú, destaca que outro importante objetivo da troca dos hidrômetros é combater as perdas aparentes por submedição. Atualmente, o índice de perdas no sistema de distribuição de água em Camboriú gira em torno de 25%, bem abaixo da média nacional, que é de surpreendentes 40% “Essa é uma medida de eficiência para a concessionária e também para o meio ambiente, pois a confiabilidade do equipamento nos dá as condições necessárias para quantificar o volume real consumido na cidade”, destaca Bruna.
O trabalho de substituição dos equipamentos vem sendo realizado pelos próprios colaboradores da concessionária, que usam máscaras e estão devidamente uniformizados, além de estarem com carro identificado da Águas de Camboriú.