Gabriel Dal Toé Busanello, jogador de futebol lateral-esquerdo emprestado pela Chapecoense ao Sport Club Dnipro-1, da Ucrânia, afirmou em uma entrevista que tenta deixar o país após a invasão russa.
Segundo o jogador, os membros do clube chegaram na Turquia e ficaram hospedados em um hotel próximo de Dnipro, na Ucrânia, uma das cidades atacadas durante a madrugada. Apesar dos bombardeios, todos do clube estão bem. A entrevista foi dada a uma rádio gaúcha.
Como a Ucrânia fechou seu espaço aéreo para voos civis, sair do país não é uma tarefa fácil. Inclusive, o regulador de aviação da Europa alertou sobre os perigos de voar em regiões fronteiriças.
Busanello deve se deslocar para a fronteira com a Polônia com objetivo de embarcar em um voo para o Brasil. Ele está com outros dois atletas brasileiros que atuam na equipe e também aguarda o momento de deixar o país: Felipe Pires e Fabrício Ferreira, o Bill.
No início da tarde desta quinta-feira, os atletas publicaram um vídeo na internet pedindo orações da população brasileira e ajuda das autoridades brasileiras para retornar ao Brasil.