Com investimento mais de R$ 1 bilhão em água e esgoto nos últimos quatro anos, Santa Catarina amplia o saneamento e as condições de saúde e qualidade de vida de seus moradores.
Somente até julho deste ano, a Companhia Catarinense de Águas Saneamento (CASAN) chegou ao maior investimento anual de seus 51 anos, com aplicação de 300 milhões em obras de implantação e ampliação de esgoto, além de modernização da infraestrutura de abastecimento.
A melhoria das unidades de captação, tratamento e distribuição de água avança com recursos do Planejamento Hídrico de Santa Catarina, programa do Governo do Estado direcionado garantir o abastecimento mesmo em períodos críticos de estiagem, cada vez mais recorrentes.
“Somente para ampliação da produção de água são 50 projetos de implantação ou modernização de Estações de Tratamento, o que vai permitir que nossa capacidade de potabilizar fosse mais do que duplicada”, destaca a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.
Os recursos estão também sendo aplicados em mais de 180 novos reservatórios, 30 obras para ampliação de redes de adução e distribuição de água e mais de 50 perfurações de novos poços em todo o Estado.
Uma das principais frentes de trabalho é o Projeto Chapecozinho, maior obra de Sistema de Abastecimento de Água em execução em Santa Catarina, direcionada a beneficiar mais de 500 mil moradores da Região Oeste.
Esgotamento Sanitário
Com o aporte histórico de recursos em saneamento, Santa Catarina evolui também no atendimento em coleta e tratamento de esgoto. Somente em 2021, 10 sistemas foram entregues, beneficiando as cidades de Araquari (Bairro Itinga), Chapecó (Bairro Efapi), Concórdia, Criciúma (Grande Próspera e São Luiz), Curitibanos, Florianópolis (Monte Cristo), Ibirama, Indaial (Bairro Tapajós) e São José (Ponta de Baixo e Centro Histórico).
Outros importantes investimentos em esgotamento sanitário prosseguem, para elevar a cobertura de coleta e tratamento nas cidades catarinenses. Na Capital, a Companhia possui em andamento a ampliação do Sistema de Esgoto Insular e do Sistema Ingleses/Santinho, além da implantação do Sistema Saco-Grande/Monte Verde – projetos que em conjunto somam investimentos de mais de R$ 340 milhões.
A CASAN também executa a maior obra de esgotamento sanitário de Santa Catarina, direcionada à desativação das lagoas de estabilização de Potecas, em São José, e a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento. E estão em andamento projetos de implantação da infraestrutura de esgoto em Barra do Sul, Ipira-Piratuba, Itá, Rio do Sul e Santo Amaro.
“É um momento histórico de atenção ao saneamento, que nos permite garantir para Santa Catarina mais condições de conservar o ambiente e para proporcionar qualidade de vida e saúde aos moradores”, finaliza a presidente.