keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Brasil: rico em água doce, mas mal distribuída

Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso

X

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, há vários países que sofrem com a escassez hídrica, tendo de adotar medidas para combater esse problema e livrar-se ao máximo dos impactos gerados por essa realidade.

O país considerado mais seco do mundo, ou seja, que apresenta a menor disponibilidade de água doce, é o Kuwait, um pequeno país do Oriente Médio – uma área predominantemente formada por desertos. Parte da água utilizada nesse país é importada e 75% dos recursos hídricos consumidos advêm do processo de dessalinização da água do mar.

Existem países, por outro lado, que apresentam uma grande abundância de água em seus territórios. É o caso do Brasil: o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Contudo, esta água muitas vezes é mal distribuída devido à geografia nacional. A região Norte, por exemplo, é aquela que possui a maior concentração de água no país devido à Bacia do Rio Amazonas. Já as regiões Nordeste e Sudeste possuem os maiores históricos de seca e escassez de água. 

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, essas diferenças regionais devem ser notadas e levadas em consideração para garantir o abastecimento da população. “Nosso dever, como concessionária, é garantir que todos os moradores tenham o acesso à água tratada”, comenta.

“Ocasionalmente também passamos por momentos de escassez, falta de chuvas, nível baixo das captações. Por isso é tão importante que a população tenha consciência do uso consciente da água e que sejam promovidas todas as ações com o objetivo de economia e preservação deste bem natural”, completa ela.

Utilidade Pública

Qualidade da água é monitorada de forma continua em Camboriú

Cerca de 400 análises são realizadas, todos os meses na água distribuída pela Águas de Camboriú

Utilidade Pública

‘Respeito dá o Tom’ incentiva a igualdade racial no ambiente empresarial

Programa trabalha para que os ambientes na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito

Utilidade Pública

Campanha Verão 2021: Águas de Bombinhas amplia atendimentos para a temporada de verão

Equipe ganha um reforço de colaboradores na área do atendimento, tanto no presencial quanto no call center

Utilidade Pública

Águas de Camboriú utiliza plataformas digitais para relacionamento com clientes

Canal é utilizado também para divulgar ações que podem ter impacto no cotidiano dos moradores

Utilidade Pública

Águas de Penha monitora qualidade de água de forma constante

A dosagem correta de cloro é fundamental, porque ele garante a qualidade da água

Mais notícias

Segurança, seguranca

Queda de helicóptero deixou três pessoas feridas diz Guarda Municipal de Florianópolis

Imagens que circulam pela internet mostram os guarda-vidas da praia retirando os três de dentro da aeronave e prestando os primeiros socorros na areia da praia.

Segurança

Vídeo mostra correria de banhistas para tentar salvar vítimas de helicóptero que caiu em Florianópolis

Um helicóptero caiu no mar da praia de Canasvieiras na tarde desta terça-feira (19). O acidente chocou banhistas. Imagens divulgadas na internet mostram dezenas de pessoas ao redor das partes da aeronave. A cabine, ainda […]