keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

X
Imagem Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Durante o mês de abril, a cidade de Blumenau, em um esforço para melhor atender as necessidades de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias, implementará um serviço personalizado para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Para acessar esse serviço, interessados devem se dirigir ao posto de identificação da Polícia Científica localizado no Shopping Park Europeu, disponível até o dia 5 de abril. A iniciativa retoma na próxima semana, do dia 8 ao dia 12, oferecendo novamente este atendimento especial na unidade.

Tiago de Camargo Barros Luchetta, perito-superintendente regional da Polícia Científica em Blumenau, enfatiza o compromisso da campanha em criar um ambiente acolhedor para este público. “A equipe passou por uma capacitação completa, ajustamos os horários de atendimento para melhor acomodar as famílias e reduzimos o número de guichês para assegurar um ambiente mais tranquilo”, declara. A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial.

atendimento autistas blumenau 1 975x1300 1 Visor Notícias

Para participar e assegurar o atendimento, os interessados devem entrar em contato com as instituições pelos números fornecidos: Gaspar (47) 98491-0043, Blumenau (47) 99775-3264, e Indaial (47) 99651-7448.

Documentos necessários:

  • Certidão de Nascimento para os solteiros;
  • Certidão de Casamento para os casados;
  • Certidão de Casamento com averbação para separados, divorciados, e/ou viúvos;
  • Atestado ou relatório médico detalhado para pessoas com deficiências, incluindo a descrição da condição conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Os solicitantes devem possuir CPF

Todos os solicitantes devem já possuir número de CPF e, para crianças menores de três anos, é necessário levar uma foto 3×4. A presença de um pai, mãe ou responsável legal com documento de identificação é obrigatória para o atendimento de menores de 16 anos.

O autismo afeta aproximadamente uma a cada 110 pessoas

Este esforço de Blumenau para facilitar a emissão de documentos para autistas ressalta a importância de adaptar serviços públicos às necessidades de todos os cidadãos, reconhecendo a prevalência do autismo, que afeta aproximadamente uma a cada 110 pessoas, segundo dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention) dos Estados Unidos, sugerindo que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de pessoas com TEA.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Utilidade Pública

BC comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O BC enfatizou que essas falhas não afetam a movimentação financeira dos clientes

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu