keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Deputado apresenta projeto de mobilidade para segundo acesso entre Porto Belo e Bombinhas

O projeto visa atender à crescente demanda gerada pelo aumento populacional e fluxo turístico

X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

Nesta quarta-feira (04), foi apresentado um pré-projeto, pelo deputado Emerson Stein, em uma audiência pública, visando melhorar a mobilidade urbana entre os municípios de Porto Belo e Bombinhas, localizados no Vale do Itajaí. O projeto visa atender à crescente demanda gerada pelo aumento populacional e fluxo turístico, oferecendo rotas alternativas e reduzindo congestionamentos.

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A proposta se inicia com a readequação da Rua Nilo César Estevão de Souza. Serão construídas duas rotatórias, sendo a primeira no cruzamento com a Avenida José Neoli Cruz e a segunda direcionada ao acesso da nova via planejada. Esta via alternativa terá uma extensão de 2,2 km, conectando-se à Avenida Tabelião Nome Jacó Cruz. Uma rotatória adicional será construída nesse trajeto para organização do tráfego.

Veja vídeo explicativo publicado pelo Deputado:

A segunda via proposta se origina na Avenida José Neoli Cruz e será interligada por uma terceira rotatória. O projeto também inclui a construção de um viaduto elevado na Avenida Governador Celso Ramos, uma medida para desafogar o trânsito na rotatória formada pelo encontro dessa avenida com a Avenida José Neoli Cruz, Horinido Conceição dos Santos e demais ruas. A intenção é garantir um fluxo contínuo de veículos, diminuindo os frequentes engarrafamentos.

Uma adicional via arterial também faz parte do projeto, partindo da Avenida Governador Celso Ramos e se estendendo por 6,3 km até a Avenida Vereador João da Luz, em Bombinhas. Este caminho proporcionará um segundo acesso ao município, desviando do tráfego intenso de Porto Belo. O plano ainda inclui uma quarta via que conectará a Avenida Colombo Machado Salles à Marginal Sul da BR-101, passando pelo empreendimento Viva Park, facilitando o acesso a Porto Belo.

O cenário proposto abrange o plano de infraestrutura viária aprovado para garantir o acesso para o empreendimento Viva Park.  Está prevista a instalação de um dispositivo tipo “Trevo Alemão”, a construção de vias de retorno e faixas específicas para aceleração e desaceleração. Além disso, haverá uma atualização completa da sinalização, tanto horizontal quanto vertical, na entrada do Viva Park.

Conforme o material apresentado pelo deputado, as novas vias planejadas devem oferecer alternativas de rotas para os veículos rumo a Porto Belo e Bombinhas. A expectativa é que o fluxo de tráfego seja mais bem distribuído entre as estradas, diminuindo os habituais congestionamentos, particularmente na alta temporada. Esse rearranjo, de acordo com o pré-projeto, visa ampliar a eficiência das vias na região

Ao concluir a apresentação do pré-projeto, Emerson Stein destacou a importância de receber feedbacks da comunidade nos próximos 15 dias. Após esse período, o projeto será encaminhado à Secretaria de Infraestrutura, contando com o apoio do deputado e Secretário da SIE, Jerry Comper, e a pedido do governador Jorginho Mello.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto