keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Esgotamento sanitário: a chave para o desenvolvimento econômico e preservação ambiental em Camboriú

Sistema de esgotamento sanitário também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis

X
Siga-nos no google-news

Muito se fala sobre esgotamento sanitário e as preocupações com as causas ambientais. Ele visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente, garantindo um crescimento econômico com sustentabilidade para determinada região. O principal objetivo é atuar sobre a prevenção de doenças, preservar o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica.

De acordo com a diretora-presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, o sistema de esgotamento sanitário também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos. “Resumindo, pode ser entendido como o estudo do comportamento da sociedade quanto à produção e descarte de resíduos que causam algum tipo de agressão à saúde do ser humano. Este estudo deve ser realizado utilizando ferramentas e elementos que proporcionem qualidade de vida e que minimizem os riscos à população”, completa.

Em 2019, moradores de Camboriú decidiram pela construção do sistema de abastecimento de água e de captação e tratamento de esgoto pela Águas de Camboriú em audiência pública realizada na prefeitura. A previsão é investir R$ 170 milhões nos dois sistemas para a cidade. O cenário aprovado é o que prevê a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA), já previsto em contrato, e a incorporação dos investimentos no sistema de esgoto a partir de 2021, logo após a assinatura de um termo aditivo a ser assinado entre prefeitura e concessionária.

A proposta contempla a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a instalação de 280 quilômetros de rede, a construção de 30 elevatórias, melhoria dos indicadores de saúde e a construção da ETA de Camboriú. A concessionária e o Executivo Municipal trabalham juntos para a obtenção das licenças necessárias para a implantação dos sistemas.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões