Um míssil foi disparado do Mar de Barents pela Rússia e atingiu um alvo no Mar Branco durante a manhã deste sábado (28). Os testes do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, atingiu uma distância de 1.000 quilômetros. Imagens foram divulgadas pelo governo russo mostram o míssil sendo disparado de um navio e voando para o céu em trajetória íngreme.
A ação do Zircon foi descrita como uma nova geração de sistemas de armas incomparáveis pelo presidente Vladimir Putin que ainda a chamou de ‘invencível’. Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som, e a Rússia realizou testes anteriores do Zircon, de navios de guerra e submarinos, no ano passado.
As Forças Armadas da Rússia sofreram pesadas perdas de homens e equipamentos durante a invasão de três meses da Ucrânia, que chama de “operação especial”, mas continuou a realizar testes de armas de alto nível para lembrar ao mundo suas proezas na tecnologia de mísseis.
No mês passado, fez o teste de lançamento de um novo míssil intercontinental com capacidade nuclear, o Sarmat, capaz de transportar dez ou mais ogivas e atingir os Estados Unidos.