Uma mulher gastou cerca de R$177 em uma escultura em uma loja de artigos usados na cidade de Austin, nos Estados Unidos, em 2018. Mal sabia ela que o busto havia sido produzido no Império Romano há cerca de 2 mil anos.
A escultura foi encontrada no chão, embaixo de uma mesa. A peça tinha uma etiqueta amarela de preço estampada na bochecha.
Depois de trazer a estátua para casa, a compradora começou a pesquisar sua proveniência. Foi um consultor da casa de leilões Sotheby’s quem percebeu que a escultura era na verdade um busto romano de mármore da era Julio-Claudiana.
A peça retrata o famoso comandante romano Nero Claudius Drusus Germanicus e é datada do primeiro século aC ou primeiro século dC. Ela chegou a fazer parte da coleção de arte de um rei da Baviera do século XIX até ser saqueada durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da descoberta, o busto foi entregue ao Museu de Arte de San Antonio, onde faz parte de uma exposição que vai até maio de 2023. Depois disso, a estátua deve voltar para a Alemanha.
A mulher entregou a peça ao museu no mês passado. Em troca, ela recebeu um modelo impresso em 3D da peça. A réplica é mantida na sala de estar de sua casa.