Nesta quinta-feira (26), moradores da região de Puno, no Peru, registraram um terremoto de magnitude de 7,2. Os índices do USGS (serviço geológico dos EUA) mostram que o local fica próximo da fronteira com a Bolívia.
O fato ocorreu por volta das 7h02 (09h02 no horário de Brasília), com epicentro 20 quilômetros ao nordeste de Ayaviri, na região fronteiriça com Bolívia de Puno e a uma profundidade de 240 quilômetros, segundo informou o Centro Sismológico Nacional do Peru.
As autoridades peruanas anunciaram que o terremoto teve uma intensidade de 6,9 e devido à grande profundidade em que se produziu, foi sentido nas regiões de Tacna (fronteira com Chile), Moquegua, Cusco e Arequipa.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que não havia alerta de tsunami. Não houve relatos iniciais de danos ou vítimas.
Relatos na redes sociais dizem que o tremor também foi sentido no Chile, no Equador e na capital boliviana. O Instituto Geofísico do Equador reportou um tremor de magnitude 7,9 em Puerto Acosta, na Bolívia.