keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeito de Penha decreta situação de emergência no município após fortes chuvas

A decisão tem por base relatório da coordenação municipal da Defesa Civil, que relatou a ocorrência de desastre e recomendou a declaração de situação de emergência

Siga-nos no google-news

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, assinou decreto no início da tarde desta sexta-feira (07) declarando situação de emergência no município, assolado por inundações, deslizamentos e outras ocorrências em virtude das fortes chuvas que atingiram a região do litoral norte e vale do Itajaí desde quinta-feira, dia 06. A decisão tem por base relatório da coordenação municipal da Defesa Civil, que relatou a ocorrência de desastre e recomendou a declaração de situação de emergência.

Segundo o relatório, foram afetados todos os bairros do município: Praia de Armação do Itapocoroy, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, São Nicolau, Santa Lídia, Gravatá, Centro e localidades da Praia de São Miguel, Praia Alegre, Olaria, Cohab, São Francisco de Assis, Santa Terezinha e Praia Grande.

A Defesa Civil também apurou que nas últimas 24 horas houve o acumulado de 109 milímetros, e um acumulado de 114mm em 72 horas, ocasionando alagamentos repentinos em vias públicas, residências e comércios. Houve interdição nas ruas João Felipe Anacleto, no bairro Nossa Senhora de Fátima e na Avenida Alfredo Brunetti, no bairro de Armação, e áreas com escorregamentos na Praia Vermelha.

Com o decreto fica oficialmente mobilizados todos os órgãos municipais para atuarem, sob o comando do conselho interno de proteção e Defesa Civil juntamente com a coordenadora nas ações de resposta ao desastre e recuperação de cenário.

O documento também autoriza a convocação de voluntários e secretarias municipais para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

Abrigo segue aberto

A coordenadora da Defesa Civil local, Ednéia Corrêa, a Néia, informa que a Defesa Civil segue de plantão no final de semana, e o abrigo emergencial montado no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro, seguirá à disposição. O espaço está livre, já que os idosos ali abrigados na noite deste dia 06 foram recolhidos pelos familiares. “Ao primeiro sinal de alagamento, os moradores devem deixar suas casas”, confirma a coordenadora da defesa, Néia. Os telefones para contato são o 199, 193 ou 191.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú