keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Procon de São José realiza fiscalização para orientar lotéricas e Correios

A fiscalização de lotéricas e nos Correios serve para verificar o cumprimento da Lei Municipal que estabelece tempo máximo para o atendimento ao consumidor

X
Foto: Prefeitura de São José

O Procon de São José realizou, nesta semana, a fiscalização de lotéricas e nos Correios para verificar o cumprimento da Lei Municipal N° 5.932, que estabelece tempo máximo para o atendimento ao consumidor. A ação, que também visa orientar os estabelecimentos sobre as medidas, terão continuidade e os locais em descumprimento da lei
serão multados.

A medida, que entrou em vigor no final de janeiro de 2021, dispõe sobre o atendimento aos consumidores nas agências bancárias, lotéricas e correios, que deve ser realizado em tempo razoável de, no máximo, 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico (primeiro ao décimo dia útil do mês, a véspera e o primeiro dia útil após o feriado e o último dia útil do mês). Para o controle do atendimento, os estabelecimentos devem disponibilizar senhas numeradas com o horário de chegada do consumidor.

Segundo o Procon, a lei tem o objetivo de atender ao interesse público dos consumidores do município, proporcionando maior comodidade e rapidez nos atendimentos realizados pelas instituições. A lei, sancionada em 9 de setembro de 2020, foi proposta pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, na época no cargo de vereador.

O Superior Tribunal de Justiça decidiu recentemente que o atendimento aos consumidores em tempo razoável é um direito coletivo, que deve ser ofertado com qualidade, segurança, durabilidade e desempenho que é atribuído aos fornecedores de produtos e serviços pelo art. 4°, II, d, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), tendo uma função social, relacionada à otimização e ao máximo aproveitamento dos recursos produtivos e disponíveis na sociedade.

O Diretor do Procon de São José, Tete Souza, destaca a relevância da lei para a comunidade. “Esta lei é importante para garantir os direitos do cidadão, por isso as fiscalizações terão continuidade e os estabelecimento em descumprimento serão multados”, assinala.

Fonte: Clicsc

Utilidade Pública

Água tratada beneficia turismo gastronômico em Bombinhas

Águas de Bombinhas sempre orienta para que os estabelecimentos comerciais mantenham em dia a limpeza das caixas d´água

Utilidade Pública

Rede de Esgoto traz benefícios à saúde e à qualidade de vida

Com foco no aprimoramento dos serviços diretamente relacionados à saúde e à qualidade de vida dos cidadãos, a Águas de Penha trabalhar para implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município

Utilidade Pública

Águas de Camboriú garante padrões de potabilidade na distribuição de água para a população

Embora tenhamos muita água em mares, oceanos, rios e geleiras, apenas 0,27% da água está disponível para consumo humano

Utilidade Pública

Selo Empresa Amiga da Juventude é aprovado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

O selo tem a finalidade de incentivar empresas instaladas na cidade a proporcionarem condições de acessibilidade ao primeiro emprego aos jovens matriculados na rede pública de ensino de Balneário Camboriú.

Utilidade Pública

Água tratada traz benefícios para a população de Penha

A água tratada é um produto importante e essencial para a vida humana

Mais notícias

Geral

Prefeito de São Paulo Bruno Covas morre vítima de câncer

Covas já estava licenciado do cargo desde o início de maio, quando houve piora do quadro. Nunes assumiu como prefeito em exercício em 3 de maio.

coronavirus

SC tem três regiões em nível grave e 13 em situação gravíssima, aponta Matriz de Risco do coronavírus

A única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.