keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Produtor de Água entrega 90 mudas para plantio em área de restauração em BC

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Para auxiliar no processo de restauração de áreas próximas a bacia hidrográfica do Rio Camboriú, o Produtor de Água do Rio Camboriú entregou 90 mudas de espécies variadas para o plantio em uma das propriedades inseridas no projeto. As mudas de sibipiruna, aroeira, açoita, dedaleiro e tucaneira são do viveiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), que é parceira do programa.

A propriedade que recebeu as mudas fica na localidade do Lageado e o produtor Anderson Panaino, que participa da iniciativa desde 2017, solicitou as mudas para restaurar uma das áreas que ainda será inserida no Produtor de Água. “Ele irá plantar as mudas em uma área da propriedade que ainda não está contemplada, mas que ele quer restaurar”, menciona a engenheira Ambiental, Rafaela Santos, responsável pelo programa.

Nas propriedades com áreas de restauração inseridas no projeto, a equipe do Produtor de Água fica responsável por auxiliar na restauração. “Uma das primeiras ações é o isolamento da área por cercamento, e em alguns casos é feito o plantio”, explica Rafaela, destacando que na maioria das áreas, a restauração é feita estimulando o desenvolvimento natural de plantas que já estão crescendo no local.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. O projeto conta atualmente com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 70,97 hectares em processo de restauração.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Grande Florianópolis

Imobiliária cresce 92% em um ano e premia corretores com carros 0Km

A Gralha Imóveis entregou uma cegonha cheia de veículos como reconhecimento aos corretores que mais venderam em 2024 e premiou mais 65 colaboradores que se destacaram durante o ano; premiações totalizam R$1 milhão

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março