Cerca de 400 análises são realizadas, todos os meses na água distribuída pela Águas de Camboriú. Rodrigo Lacerda, diretor executivo da concessionária, explica que elas são feitas por laboratórios certificados, com todos os equipamentos técnicos necessários para o atestado de qualidade da água distribuída aos mais diversos bairros da cidade.
O controle de qualidade da água é realizado permanentemente em todo o sistema da cidade. As amostras de água recolhidas nos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) são encaminhadas para um laboratório credenciado, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Nesta fase, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo.
Como disciplinam as portarias do Ministério, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal. Tudo dentro do padrão de potabilidade, sem riscos à saúde.