keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Saneamento básico: uma conquista histórica para Bombinhas

Implantação de um novo sistema de esgotamento é uma conquista fundamental para Bombinhas

X
Siga-nos no google-news

Com um investimento de aproximadamente R$180 milhões, a Águas de Bombinhas inova e mais uma vez inicia uma obra histórica para a cidade. As obras do saneamento básico, que fazem parte do programa Bombinhas Saneada, já iniciaram em ruas do bairro José Amândio e Centro. De acordo com o cronograma, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede deve iniciar em 2022, tão logo a temporada de verão se encerre.

A implantação de um novo sistema de esgotamento é uma conquista fundamental para Bombinhas, que atualmente possui 18% de coleta e tratamento dos efluentes. A cidade sai na frente de outros municípios com uma obra ousada e moderna. Para se ter uma ideia e região Sul do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país, possui apenas 47% de coleta e tratamento de esgoto, conforme dados divulgados pelo instituto Trata Brasil.

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, o esgotamento sanitário representa o início de uma nova era para a cidade. Como ela relembra, Bombinhas possui a certificação de 4 bandeiras azuis em suas praias e o esgotamento vem para somar com um turismo de mais qualidade, abrindo portas para novos empreendedores e desenvolvimento da economia. “Partimos para um novo momento de mais saúde, valorização imobiliária e preservação ambiental. A população está de parabéns, assim como nossos colaboradores que estão determinados e otimistas com a obra, e a prefeitura municipal que abraçou essa causa”, comenta ela.

A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade. Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Grupo catarinense cresce mais de 26% com imóveis para investimento

Valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina impulsiona negócios com imóveis no modelo de investimento SPE (Sociedade de Propósito Específico) - os chamados “a preço de custo”

Eventos

The House comemora sucesso da 14ª Edição no LK Design Hotel, em Florianópolis

Durante os dois dias de evento, além das compras de fim de ano, clientes puderam participar de workshops e mergulhar no espírito natalino; confira quem passou por lá