O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro) iniciou uma operação voltada para a Semana do Consumidor, com foco na fiscalização das bombas medidoras de combustível em todo o estado. O objetivo é assegurar que os consumidores recebam a quantidade correta de combustível e que as bombas estejam operando dentro dos requisitos de segurança. A operação, realizada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), está em andamento até 15 de março, Dia do Consumidor.
Durante a última semana, a fiscalização foi realizada em postos de Joinville e Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Foram fiscalizados 8 postos, resultando na reprovação de 5 bombas devido a pequenas irregularidades. Uma bomba foi interditada por apresentar vazamento interno, enquanto outra foi interditada por erro de vazão, o que poderia causar danos ao consumidor, estimados em 120 ml.
O estabelecimento responsável pela bomba interditada por causar prejuízo ao consumidor foi autuado. O empresário tem um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa às autoridades competentes.