keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Geofonamento ajuda a evitar perdas de água em Camboriú

Um trabalho milimétrico realizado pela equipe da Águas de Camboriú tem contribuído para identificar e minimizar perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. O serviço de geofonamento auxilia na identificação de vazamentos não visíveis, […]

X
Siga-nos no google-news

Um trabalho milimétrico realizado pela equipe da Águas de Camboriú tem contribuído para identificar e minimizar perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. O serviço de geofonamento auxilia na identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram no solo. O objetivo da concessionária é identificar ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade. Se houver vazamento, quanto maior a intensidade, mais próximo ele pode estar.

Segundo o coordenador de operações da Águas de Camboriú, Arthur May, as perdas de água representam um impacto não só ao financeiro da empresa, mas também ao meio ambiente e à qualidade do serviço. “Quando diminuímos estas perdas, reduzimos também o impacto de extrair menos do rio, conseguimos atender melhor o cliente e baixamos custos com produção”, explica.

O trabalho é realizado sempre de madrugada, depois da meia-noite. Como o equipamento amplifica ruídos no subsolo, todo barulho pode causar interferências, sobretudo os veículos que passam na rua. À noite, as atividades urbanas (som, esgoto, pessoas conversando, fábricas) diminuem, facilitando a escuta.

O fone de ouvido auxilia o operador a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “O equipamento contribui também na eficácia do reparo, pois a intervenção na pavimentação ocorre o mais próximo do vazamento, diminuindo transtornos à população”, explica Arthur.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física