Com o objetivo de potencializar a eficiência da distribuição de água durante o verão, a Águas de Camboriú realizou uma série de melhorias no sistema de bombeamento. Ao longo de 2020, a concessionária realizou a manutenção preventiva dos 21 boosters da cidade e realizou a substituição de duas bombas pressurizadoras nos bairros Monte Alegre e Conde Vila Verde. Além disso, também instalou um novo booster no bairro São Francisco de Assis.
As ações estão contribuindo para trazer mais segurança e eficiência ao abastecimento, principalmente durante a temporada. Segundo o gestor operacional da Águas de Camboriú, Arthur May, as novas bombas automatizam o sistema e estão mais adequadas às demandas dos bairros. “Elas são ativadas de acordo com a necessidade de pressurização do momento, gerando um impacto positivo tanto em redução de perdas quanto em eficiência energética”, detalha Arthur.
Os equipamentos estão instalados em diferentes bairros, como Cedro, Rio Pequeno, Areias, Monte Alegre, Tabuleiro, São Francisco de Assis e Lídia Duarte. Os boosters ajudam a regular a pressão e melhoram a distribuição de água, principalmente em regiões mais altas ou distantes de grandes adutoras. O funcionamento das bombas é controlado 24 horas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).