keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Acessibilidade é ampliada na rede municipal de ensino de São José

Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

A acessibilidade é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação nas obras realizadas na rede municipal de ensino de São José. Seja na construção de novas unidades ou na reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o objetivo é que os espaços apresentem e assegurem condições de acesso a todas as pessoas.

Acessibilidade, como descreve a legislação brasileira, é a possibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos ambientes e das relações sociais com segurança e autonomia. Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

Mas a acessibilidade não se resume à estrutura física. Por isso, a Secretaria de Educação desenvolve ações como forma de desenvolver uma cultura de valores inclusivos na escola. “Entre os muitos papéis da escola, um deles é promover a inclusão social, que traz na sua competência a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência. Ao evidenciar as diferenças e mostrar que elas fazem parte do cotidiano, se consegue agregar conceitos e promover uma melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing.

“O compromisso com a Educação parte da premissa de que os educandos possuem diversos perfis e, ao se reconhecer as diferenças e as necessidades de cada um, se consegue planejar atividades que possam atender essas especificidades. Assegurar, criar, desenvolver, se comprometer, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outras linguagens, proporciona que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, explica a diretora de Ensino, Cláudia Regina Macário.

“É com essa linha de pensamento que abraçamos a acessibilidade em seus inúmeros aspectos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Não importa quem seja nossos estudantes, eles devem estar preparados para receber os bens da sociedade”, complementa a secretária Lílian.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição