keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Itajaí amplia integração com as forças de segurança

O Córtex é utilizado para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real.

X
Foto: Prefeitura de Itajaí
Siga-nos no google-news

O Município de Itajaí firmou parceria com os governos federal e estadual para ter acesso ao Córtex, Sistema Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolvido pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), o sistema tem como objetivo integrar os órgãos de segurança a nível federal e será mais um mecanismo utilizado no combate ao crime, para proporcionar maior segurança aos cidadãos itajaienses.

“Cada vez mais o Município busca a integração com as demais forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal que contribuem muito para a segurança dos itajaienses. Com essa nova ferramenta poderemos, por exemplo, buscar com mais eficácia um veículo furtado ou roubado. Desde a última sexta-feira (30) passamos a acessar o sistema e com certeza, vai colaborar muito para o trabalho desenvolvido na nossa Central de Operações Integradas (COI)”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia.

O Córtex é utilizado para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real. A integração de informações de monitoramento urbano permite a detecção de veículos com indicativo criminal registrado, como furto e roubo para emprego exclusivo nas atividades de segurança pública para repressão ao crime organizado e criminalidade violenta.

“Depois de verificarmos que municípios como São Paulo e Rio de Janeiro estavam muito a frente devido ao fato da utilização deste sistema iniciamos as tratativas para ter acesso ao Córtex. Sem dúvida o serviço de inteligência somado ao uso de sistemas integrados às forças de segurança só trazem benefícios para os órgãos públicos e aos munícipes, pois aumentam não só a sensação de segurança, mas a própria segurança efetivamente com a prevenção de delitos e inúmeras prisões”, explica o coordenador da Central de Operações Integradas (COI), Marcelo Luiz Szynkaruk Júnior.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú