keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Itajaí amplia integração com as forças de segurança

O Córtex é utilizado para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real.

X
Foto: Prefeitura de Itajaí
Siga-nos no google-news

O Município de Itajaí firmou parceria com os governos federal e estadual para ter acesso ao Córtex, Sistema Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolvido pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), o sistema tem como objetivo integrar os órgãos de segurança a nível federal e será mais um mecanismo utilizado no combate ao crime, para proporcionar maior segurança aos cidadãos itajaienses.

“Cada vez mais o Município busca a integração com as demais forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal que contribuem muito para a segurança dos itajaienses. Com essa nova ferramenta poderemos, por exemplo, buscar com mais eficácia um veículo furtado ou roubado. Desde a última sexta-feira (30) passamos a acessar o sistema e com certeza, vai colaborar muito para o trabalho desenvolvido na nossa Central de Operações Integradas (COI)”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia.

O Córtex é utilizado para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real. A integração de informações de monitoramento urbano permite a detecção de veículos com indicativo criminal registrado, como furto e roubo para emprego exclusivo nas atividades de segurança pública para repressão ao crime organizado e criminalidade violenta.

“Depois de verificarmos que municípios como São Paulo e Rio de Janeiro estavam muito a frente devido ao fato da utilização deste sistema iniciamos as tratativas para ter acesso ao Córtex. Sem dúvida o serviço de inteligência somado ao uso de sistemas integrados às forças de segurança só trazem benefícios para os órgãos públicos e aos munícipes, pois aumentam não só a sensação de segurança, mas a própria segurança efetivamente com a prevenção de delitos e inúmeras prisões”, explica o coordenador da Central de Operações Integradas (COI), Marcelo Luiz Szynkaruk Júnior.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição