Dimensionar uma caixa d’água em uma construção, seja de uma residência ou de um edifício, geralmente gera dúvidas no cálculo da capacidade das caixas ou reservatórios de água em uma instalação hidráulica. A Águas de Camboriú lembra que, segundo a NBR 5626, a capacidade dos reservatórios de uma edificação deve atender ao padrão de consumo de água no edifício.
O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal pelo número total de usuários na edificação, sem considerar, o volume de água para combate à incêndio. Dependendo do local ou da finalidade da edificação, a capacidade de reservação de água pode variar de acordo com as necessidades do cliente. Por exemplo, para uma lavanderia, ou um restaurante, é necessário dimensionar uma caixa d’água para três ou quatro dias de consumo.
Onde instalar a caixa d´água?
A caixa d´água precisa ficar em um local alto (para a água descer com força suficiente e espalhar pelos canos) e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde o equipamento deve ser instalado porque a carga que ele terá sobre a laje também precisa ser considerada. Se você vai instalar a caixa d´água em uma casa que já foi construída, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso.