Camboriú é uma cidade reconhecida por suas belezas naturais e o foco no turismo rural. Por isso, um dos objetivos da Águas de Camboriú é auxiliar na preservação ambiental e orientação de moradores e visitantes através de campanhas e projetos sociais. De tempos em tempos, os colaboradores também participam, de forma voluntária, de ações de limpeza do rio Camboriú e áreas comuns da cidade.
Atualmente, o descarte incorreto do plástico é um dos maiores causadores da poluição do Rio Camboriú – principalmente o microplástico, que nada mais é do que partículas minúsculas do plástico que foi se degradando nos rios e mares. Quando o sol e a água salgada decompõem o plástico, ele se torna um microplástico que é consumido pelas criaturas marinhas e adentra a cadeia alimentar.
A maioria dos resíduos em nossos oceanos é composta por plástico, material usado para fabricar produtos adquiridos pelos consumidores. Os maiores culpados são embalagens de alimentos, garrafas e tampas de bebidas, sacos plásticos e pontas de cigarro (nestes, os filtros contêm plástico por terem acetato de celulose).
Atitudes pequenas podem ajudar na preservação, confira algumas dicas da Águas de Camboriú:
• Evite comprar água em garrafas de plástico.
• Evite canudinhos de plástico e outros plásticos descartáveis.
• Use uma sacola reciclável para embalar suas compras.
• Escolha garrafas recicláveis e não garrafas biodegradáveis. A maioria das garrafas biodegradáveis apenas se degrada em ambientes de compostagem industrial.
• Recolha o lixo quando você estiver na rua. Lixo espalhado no chão geralmente acaba no oceano.