Cerca de 50 metros cúbicos de materiais, entre móveis, televisão, pedaços de geladeira, pneus, latas e copos plásticos foram recolhidos das margens do Rio Camboriú durante a 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú, na manhã de sábado (24). A iniciativa, realizada pelo Lions Clube BC Centro e Conseg Mar, teve o apoio da concessionária Águas de Camboriú, que distribuiu 500 copos de água mineral, 60 quilos de frutas e 600 sacos de lixo de 50 litros e 100 litros aos voluntários da ação.
O material recolhido foi posteriormente levado por caminhões caçambas para o descarte correto. A concessionária também participou com uma equipe de colaboradores voluntários. “Faz parte de nossa cultura e responsabilidade social apoiar projetos importantes como este, que alertam a sociedade para a conscientização de como estamos descartando nossos resíduos e tratando nossos rios”, observa o gestor operacional da Águas de Camboriú, Henrique Gonçalves Mendes, que também fez parte da equipe de voluntários da ação.
O mutirão partiu de dois pontos: um no píer do Barco Pirata, em Balneário Camboriú, e outro na Marina Camboriú, em Camboriú. Duas balsas foram utilizadas na ação, bem como outras embarcações menores. O principal objetivo era conscientizar e mobilizar as pessoas para enfrentar o real problema de resíduos de lixos no entorno e no Rio Camboriú. Participaram da ação dezenas de voluntários que tiveram o apoio de empresas, entidades privadas, comunidade local e poder público. “Trata-se de um manancial importantíssimo e a qualidade de suas águas interessa à população das duas cidades que fazem uso dele para atender com abastecimento a um contingente de mais de 200 mil pessoas. Fazer parte de uma ação como esta é fundamental”, finaliza a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.