keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Águas de Camboriú orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, também precisa de atenção e cuidados

X
Siga-nos no google-news

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise hídrica provocada pelas mudanças climáticas, além do consumo inconsciente por parte da população.

O Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, também precisa de atenção e cuidados quando o assunto é crise hídrica. Com as fontes de água cada vez mais escassas, todos têm a obrigação de reprensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor, conscientizando-se para a necessidade de preservá-la a partir da mudança de hábitos.

A concessionária Águas de Camboriú alerta para a importância de atitudes simples e extremamente eficientes no dia a dia, seja cozinhando, tomando banho ou lavando a louça.

Confira algumas delas:

Banho

Estima-se que em 15 minutos de banho, o ser humano gaste de 135 a 150 litros de água. Ao fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, você reduzirá o tempo do chuveiro ligado, economizando até 45 litros por vez.

Vaso sanitário

78% de todo consumo doméstico de água é usado no banheiro. Para cada descarga apertada, até 30 litros de água são desperdiçados. Instalando descargas de baixo consumo ou uma caixa d’água acoplada estima-se uma economia entre 10 e 15 litros por descarga.

Lavagem de louças

Em 15 minutos lavando a louça, perde-se cerca de 120 litros de água. Para evitar todo esse gasto, a Águas de Camboriú aconselha encher a pia até a metade para ensaboar e fechar a torneira. Esvazie a pia e encha-a até a metade novamente para enxaguar. Dessa forma você economiza até 100 litros de água por vez.

Escovando os dentes

Ao escovar os dentes, encha em um copo apenas o suficiente para o enxague. Dessa forma o que seriam 12 litros gastos em 5 minutos se torna uma economia de 11 litros a cada escovação.

Lavar as roupas

Uma máquina de lavar de 5kg consome geralmente 135 litros a cada uso. A partir disso, sempre use a máquina em sua capacidade máxima de roupas, evitando assim maiores usos.

Lavar calçadas

Jamais use mangueira para lavar a calçada, retire as sujeiras com a vassoura e depois use baldes para enxaguar. Em 15 minutos lavando a calçada, gasta-se cerca de 300 litros de água. Usando o método dos baldes, há uma economia de até 260 litros por vez.

Regar jardins

Procure lavar seu jardim no período da manhã ou da noite, pois diminuirá o tempo de evaporação da água. Além disso, use mangueira sempre com esguiche. O que seriam 190 litros em 10 minutos, se torna 100 litros de economia por vez.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008