keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Águas de Camboriú orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, também precisa de atenção e cuidados

X

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise hídrica provocada pelas mudanças climáticas, além do consumo inconsciente por parte da população.

O Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, também precisa de atenção e cuidados quando o assunto é crise hídrica. Com as fontes de água cada vez mais escassas, todos têm a obrigação de reprensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor, conscientizando-se para a necessidade de preservá-la a partir da mudança de hábitos.

A concessionária Águas de Camboriú alerta para a importância de atitudes simples e extremamente eficientes no dia a dia, seja cozinhando, tomando banho ou lavando a louça.

Confira algumas delas:

Banho

Estima-se que em 15 minutos de banho, o ser humano gaste de 135 a 150 litros de água. Ao fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, você reduzirá o tempo do chuveiro ligado, economizando até 45 litros por vez.

Vaso sanitário

78% de todo consumo doméstico de água é usado no banheiro. Para cada descarga apertada, até 30 litros de água são desperdiçados. Instalando descargas de baixo consumo ou uma caixa d’água acoplada estima-se uma economia entre 10 e 15 litros por descarga.

Lavagem de louças

Em 15 minutos lavando a louça, perde-se cerca de 120 litros de água. Para evitar todo esse gasto, a Águas de Camboriú aconselha encher a pia até a metade para ensaboar e fechar a torneira. Esvazie a pia e encha-a até a metade novamente para enxaguar. Dessa forma você economiza até 100 litros de água por vez.

Escovando os dentes

Ao escovar os dentes, encha em um copo apenas o suficiente para o enxague. Dessa forma o que seriam 12 litros gastos em 5 minutos se torna uma economia de 11 litros a cada escovação.

Lavar as roupas

Uma máquina de lavar de 5kg consome geralmente 135 litros a cada uso. A partir disso, sempre use a máquina em sua capacidade máxima de roupas, evitando assim maiores usos.

Lavar calçadas

Jamais use mangueira para lavar a calçada, retire as sujeiras com a vassoura e depois use baldes para enxaguar. Em 15 minutos lavando a calçada, gasta-se cerca de 300 litros de água. Usando o método dos baldes, há uma economia de até 260 litros por vez.

Regar jardins

Procure lavar seu jardim no período da manhã ou da noite, pois diminuirá o tempo de evaporação da água. Além disso, use mangueira sempre com esguiche. O que seriam 190 litros em 10 minutos, se torna 100 litros de economia por vez.

Utilidade Pública

Água tratada ajuda na prevenção e combate ao Coronavírus

Se já era importante antes, agora em período de quarentena a água tratada tornou-se fundamental nas residências e negócios

Utilidade Pública

Obedecendo todos os protocolos de segurança, loja da Águas de Penha reabre

Colaboradores utilizam equipamentos de proteção e os clientes devem obedecer ao distanciamento entre as pessoas

Utilidade Pública

Loja da Águas de Camboriú reabre obedecendo todos os protocolos de segurança

Concessionária reforça o pedido para que os clientes sigam as orientações dos órgãos de saúde

Utilidade Pública

Saneamento Básico: qualidade de vida e preservação do meio ambiente

Termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados com o objetivo de proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida

Utilidade Pública

Na compra ou aluguel de imóvel é preciso mudar a titularidade do cadastro da ligação de água

Manter o cadastro atualizado na Águas de Camboriú é fundamental para ter acesso a todos os serviços da concessionária. Muitas vezes, os clientes não fazem a alteração de cadastro da ligação de água quando mudam […]

Mais notícias

Cultura e Lazer

Fazzenda Park anuncia maior piscina aquecida ao ar livre do sul do país

Entretenimento traz ainda mais qualidade e foco no turismo o ano todo. Mesmo com baixas temperaturas, o equipamento continuará atrativo durante os 12 meses do ano

coronavirus

SC recebe mais 300 mil doses de vacina e pede para que população tome as duas doses da imunização

O intervalo de aplicação entre a dose um e a dose dois da vacina deste fabricante é de 12 semanas.