keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

BC comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O BC enfatizou que essas falhas não afetam a movimentação financeira dos clientes

pix X
Marcello Casal/Agência Brasil
Siga-nos no google-news

Um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (18). Esse incidente representa o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos em novembro de 2020.

De acordo com o BC, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, resultando na exposição de dados cadastrais. No entanto, o BC enfatizou que essas falhas não afetam a movimentação financeira dos clientes e que informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidas.

Embora o impacto potencial para os clientes seja considerado baixo, o BC optou por divulgar o incidente em nome do compromisso com a transparência. Os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição, sendo esses os únicos meios de comunicação oficiais.

É importante ressaltar que a exposição dos dados não implica necessariamente o vazamento completo das informações, mas sim que elas estiveram visíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido acessadas. O BC afirmou que o caso será investigado e que medidas punitivas poderão ser aplicadas, conforme previsto na legislação.

Este é o sexto incidente de vazamento de dados do Pix desde sua criação, em novembro de 2020. Todos os casos anteriores envolveram vazamentos de informações cadastrais, sem exposição de senhas ou saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página para que os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados à chave Pix ou outros dados pessoais sob sua responsabilidade.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Utilidade Pública

Balneário Camboriú lidera ranking de cidade com mais endereços registrados em SC

A falta de numeração nos endereços pode representar desafios significativos para a eficiência dos serviços públicos

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto