keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Brasil não trata metade do esgoto que gera

Falta de saneamento básico também implica no aumento de doenças na população

X
Siga-nos no google-news

O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera (49%), o que representa jogar na natureza, todos os dias, 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o país tem aproximadamente 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgotos. A falta de saneamento básico também implica no aumento de doenças na população.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, explica que investir em saneamento básico é investir na qualidade de vida da população e também economizar na saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada real investido em saneamento básico gera-se uma economia de até quatro reais na saúde. “Além disso, os reflexos do tratamento do esgoto podem ser observados também em outras áreas importantes para o desenvolvimento de uma nação, como no turismo, gerando emprego e renda”, acrescenta.

Em 2019, moradores de Camboriú decidiram pela construção do sistema de captação e tratamento de esgoto pela Águas de Camboriú em audiência pública realizada na prefeitura. O cenário aprovado é o que prevê a incorporação dos investimentos no sistema de esgoto logo após a assinatura de um termo aditivo a ser assinado entre prefeitura e concessionária. A proposta contempla a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a instalação de 280 quilômetros de rede, a construção de 30 elevatórias e melhoria dos indicadores de saúde.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008