keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Governo do Estado determina suspensão de cirurgias eletivas de média e alta complexidade

A suspensão é aplicável a todas unidades que dispõem de leitos de internação de UTI, intermediários ou clínicos

X
Foto: Arquivo Secom Gov SC

Uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde determinou a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade pelos próximos 20 dias, como forma de garantir o acesso dos catarinenses às unidades durante a pandemia de Covid-19.

O documento assinado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22), determina em seu artigo 1º que ”ficam suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade nos Hospitais Próprios de Administração Direta, Hospitais Próprios Administrados por Organização Social (OS), Hospitais Contratualizados sob Gestão Estadual, Hospitais Contratualizados sob Gestão Municipal e Hospitais Privados, em todo o território catarinense, por período de 20 dias”.

A suspensão é aplicável a todas unidades que dispõem de leitos de internação de UTI, intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus. Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis – aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco.

A portaria 168/2021 ainda estabelece que as unidades necessitam ampliar os estoques de gases medicinais, medicamentos, insumos e materiais de enfermagem, equipamentos de proteção individual, redirecionar e recrutar recursos humanos e reorganizar a disponibilidade de leitos e equipamentos para garantir a atenção a todos os pacientes que necessitem internação.

O Governo do Estado ainda proibiu que as unidades restrinjam ou fechem o setor de emergência, bloqueando o acesso espontâneo ou referenciado de pacientes. “Fica vedado às Unidades Hospitalares recusar o acesso de pacientes ao setor da emergência ou o encaminhamento de pacientes de outras unidades hospitalares para leitos de UTI ativos e disponíveis no Sistema de Gestão de Leitos – SES LEITOS”, consta a portaria.

Fonte: Clicsc

Utilidade Pública

Saiba o que não pode funcionar durante o período de restrição em Itapema

Fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja interno ou externo, em cumprimento às regras sanitárias emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde

Utilidade Pública

Audiência Pública apresenta metas fiscais em Bombinhas

Os técnicos da Secretaria Municipal de Finanças demonstraram, ao final da apresentação, que os números apontam para a manutenção do equilíbrio fiscal.

Utilidade Pública

Águas de Bombinhas apresenta detalhes da fatura durante reunião do programa Afluentes Digital

Durante o encontro virtual, os moradores puderam esclarecer dúvidas a respeito da entrega, componentes da fatura e o processo de leitura do hidrômetro

Utilidade Pública

Estudantes e professores de Itapema ganham kit de proteção contra Covid-19

Os mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapema voltaram à sala de aula na semana passada

Utilidade Pública

Cuidados com hidrômetro garantem medição correta em Penha

Hidrômetro, também conhecido como medidor ou relógio, é um aparelho de precisão utilizado para registrar o volume de água

Mais notícias

Segurança

Dupla de traficantes é presa no Oeste de SC

Os investigados foram conduzidos para a Delegacia de São José do Cedro

Política

Bolsonaro deve escolher novo ministro do STJ

Leia na Coluna Esplanada desta segunda-feira (01) direto de Brasília