keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Manutenção preventiva e de emergência: você sabe a diferença?

Ocasionalmente, a Águas de Bombinhas faz intervenções no sistema de abastecimento, seja para promover algum reparo ou concluir a instalação de um equipamento novo, como um booster, por exemplo. Mas você sabe a diferença entre as manutenções programadas e as emergenciais?

Manutenção programada, como o próprio nome já diz, acontece conforme um agendamento da concessionária. Elas são realizadas periodicamente para manutenção preventiva do sistema, instalação de novas peças, limpeza ou outros investimentos. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, elas permitem que a equipe trabalhe de forma preventiva. “Devemos fazer a manutenção do sistema assim como se faz a manutenção de um carro. Regulamos todas as ferramentas de forma agendada e organizada, evitando imprevistos”, explica.

Já as manutenções emergenciais acontecem quando ocorre alguma situação não prevista que afeta o sistema de abastecimento, como tempestades, quedas de energia, rompimentos de tubulação e outros incidentes. As intervenções de emergência também podem acontecer quando a rede é afetada por terceiros – por exemplo, quando é rompida por maquinários, pedras, etc.

“Nosso sistema passa pelas ruas, faz parte da cidade, por isso não estamos livres de passar por essas situações”, comenta Gabriel. “Contudo, nossas equipes trabalham em sistema de plantão 24 horas. Então, sempre que alguma situação de emergência ocorre, nossas equipes prontamente atendem o chamado e trabalham para normalizar o sistema”, encerra.

Fonte: Clicsc

Mais notícias