keyboard_backspace

Página Inicial

mundo

Presidente dos EUA concede perdão a condenados por posse de maconha

Com isso, Biden dá seus primeiros passos para descriminalizar a maconha

X
Siga-nos no google-news

O presidente americano Joe Biden anunciou nesta quinta-feira (6) um perdão a todas as pessoas com condenação federal pela posse simples de maconha. Mais de 6.500 indivíduos condenados serão afetados pelo indulto.

Com isso, Biden dá seus primeiros passos para descriminalizar a maconha, cumprindo uma promessa de campanha de “limpar a ficha” das pessoas condenadas por essa infração e iniciando o processo de afrouxar a classificação federal da droga.

Além dos 6.500 beneficiados pelo país, a ação de Biden também abrange milhares de condenados pelo crime no Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington. Ele também pede aos governadores que emitam indultos semelhantes para os condenados por posse de maconha sob leis estaduais, que são a grande maioria no país.

Reclassificação

Além do indulto, Biden disse que instruiu o secretário de Saúde e Serviços Humanos Xavier Becerra e o procurador-geral Merrick Garland a começar a revisar como a maconha é classificada sob as leis federais de drogas. “O governo federal atualmente classifica a maconha como uma substância de “Programa 1”, o mesmo que heroína e LSD – e mais grave que o fentanil”, diz Biden. “Isso não faz sentido.”

‘Barreiras desnecessárias’

“Mandar pessoas para a prisão por portar maconha arruinou muitas vidas e prendeu pessoas por conduta que muitos estados não proíbem mais”, explica Biden em comunicado.

“Passagens criminais por porte de maconha também impuseram barreiras desnecessárias ao emprego, moradia e oportunidades educacionais. E enquanto pessoas brancas, pretas e pardas usam maconha em taxas semelhantes, pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas em taxas desproporcionais”, argumenta Biden.

“Existem milhares de pessoas que foram condenadas por porte de maconha que podem ter negado emprego, moradia ou oportunidades educacionais como resultado”, diz Biden em comunicado. “Meu perdão removerá esse fardo que pesa sobre eles.”

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
mundo

ONU alerta sobre risco de aquecimento global chegar a quase 3ºC

Até o início de outubro de 2023, foram registrados 86 dias com temperaturas 1,5°C acima dos níveis pré-industriais

mundo

Devastação em Acapulco: Furacão arrasa México com ventos de 315 km/h

O furacão Otis foi categorizado como categoria 5, a máxima na escala de ventos Saffir-Simpson

mundo

Caso Madeleine McCann: Promotoria alemã diz ter encontrado itens que podem estar ligados ao caso

Autoridades portuguesas iniciaram novas buscas junto a um reservatório em Silves, localidade do Algarve, onde a britânica passava férias com a família

mundo

Joiás raras: Coroa de Charles III tem mais de 400 pedras preciosas

Na festividade, Charles recebeu a Coroa de Santo Eduardo, usada para coroar monarcas britânicos desde o século XIII

mundo

Cientistas ‘descongelam’ 13 vírus adormecidos há 48 mil anos e fazem alerta

O degelo do permafrost é um dos efeitos mais temidos da crise climática na Terra.

Mais notícias

Saúde

Santa Catarina decreta situação de emergência por conta do aumento de casos de dengue

A governadora em exercício, Marilisa Boehm, assinou um Decreto Emergencial Epidemiológico

Segurança

Jovem português procurado pela Interpol é preso em SC

O homem agora aguarda no sistema prisional, onde ficará detido até que o processo de extradição para Portugal seja finalizado