keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município.

X
Foto: Divulgação Prefeitura de São José

O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de atuação da Secretaria de Assistência Social de São José. Por meio das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), são desenvolvidos projetos com o objetivo de erradicar o trabalho na infância, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município. No momento, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Educandário Santa Catarina estão participando de uma gincana online sobre o tema: “Trabalho Infantil não é Legal”. A iniciativa consiste na produção de desenhos sobre a temática proposta.

Durante a atividade as crianças se expressam em suas falas, tornando-se protagonistas no assunto. “Criança não é para trabalhar, infância é para sonhar”, afirma Renan, um dos alunos do Educandário Santa Catarina. No final, todos ganharão um prêmio surpresa, que tem relação direta com o desenvolvimento educacional.

Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, as atividades diretamente ligadas ao público infantil são de grande relevância para o enfretamento dessa questão, pois a criança e o adolescente podem se expressar sobre o tema como protagonistas e, por esse motivo, são eles os mais interessados no acesso à educação, cultura e lazer.

Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência. Ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.

O coordenador municipal das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil, Walter Corrêa De Fáveri, pontua que as ações são pensadas no sentido de garantir às crianças e adolescentes participação ativa no combate ao trabalho infantil. Além disso, as ações, juntamente com os técnicos, visam garantir a efetividade das atividades bem como, assegurar o atendimento às famílias que vivenciam tal realidade.

As ações continuam durante todo o ano, visando contemplar os objetivos internacionais de erradicação do trabalho infantil, uma vez que o Brasil é signatário de acordos internacionais que buscam garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, lazer, saúde e deporto e que estejam a salvo da exploração para o trabalho.

Fonte: Clicsc

Utilidade Pública

Águas de Camboriú orienta: saiba como denunciar ligações clandestinas de água em Camboriú

Além disso, toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água, é irregular e ilegal.

Utilidade Pública

Concessão entre município e Águas de Bombinhas constrói legado para futuro da cidade

Você sabe o que é uma empresa concessionária? Uma concessão acontece quando o governo (municipal, estadual ou federal) transfere a uma empresa privada o direito de realizar e explorar alguma atividade econômica. A Águas de […]

Utilidade Pública

Grupo Koch está com 200 vagas de emprego abertas para a nova loja de Porto Belo

Todo o processo irá ocorrer dentro das medidas de segurança sanitária, com aferição de temperatura dos candidatos e disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos. É obrigatório o uso de máscara.

Utilidade Pública

Prefeitura de São José e Cocreation Lab estão com inscrições abertas para pré-incubadora na cidade

Empreendedores interessados em colocar as ideias no papel podem se inscrever entre os dias 4 de maio e 6 de junho pelo site http://bit.ly/cocreationlab_saojose2021.

Utilidade Pública

Águas de Penha investe em soluções para reduzir índices de perdas

Mesmo com investimentos constantes na distribuição e oferta de água na cidade, a concessionária alerta para a necessidade do consumo consciente

Mais notícias

coronavirus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]