keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município.

X
Foto: Divulgação Prefeitura de São José
Siga-nos no google-news

O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de atuação da Secretaria de Assistência Social de São José. Por meio das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), são desenvolvidos projetos com o objetivo de erradicar o trabalho na infância, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município. No momento, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Educandário Santa Catarina estão participando de uma gincana online sobre o tema: “Trabalho Infantil não é Legal”. A iniciativa consiste na produção de desenhos sobre a temática proposta.

Durante a atividade as crianças se expressam em suas falas, tornando-se protagonistas no assunto. “Criança não é para trabalhar, infância é para sonhar”, afirma Renan, um dos alunos do Educandário Santa Catarina. No final, todos ganharão um prêmio surpresa, que tem relação direta com o desenvolvimento educacional.

Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, as atividades diretamente ligadas ao público infantil são de grande relevância para o enfretamento dessa questão, pois a criança e o adolescente podem se expressar sobre o tema como protagonistas e, por esse motivo, são eles os mais interessados no acesso à educação, cultura e lazer.

Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência. Ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.

O coordenador municipal das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil, Walter Corrêa De Fáveri, pontua que as ações são pensadas no sentido de garantir às crianças e adolescentes participação ativa no combate ao trabalho infantil. Além disso, as ações, juntamente com os técnicos, visam garantir a efetividade das atividades bem como, assegurar o atendimento às famílias que vivenciam tal realidade.

As ações continuam durante todo o ano, visando contemplar os objetivos internacionais de erradicação do trabalho infantil, uma vez que o Brasil é signatário de acordos internacionais que buscam garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, lazer, saúde e deporto e que estejam a salvo da exploração para o trabalho.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

No mês do autismo Blumenau tem atendimento especial na emissão de RG à autistas

A campanha é uma iniciativa da Polícia Científica de Blumenau, situada no Shopping Park Europeu, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Autista em Gaspar, Blumenau e Indaial

Utilidade Pública

Nota de R$100 pode valer até R$ 5 mil; entenda quais são os critérios

Dependendo de certos detalhes, o poder de compra dessas cédulas pode ser significativamente maior

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)